Ultraman Taro era até então considerado o mais jovem membro da família Ultra, filho de "Urutora no Haha" ("Mãe de Ultra", ou "Ultra Mother") e "Urutora no Titi" ("Pai de Ultra", ou "Ultra Father"), treinado em M78 desde a infância e fã de Ultraseven (como pode ser visto no longa-metragem "Ultraman Story" de 1984).
Ultraman Taro foi a quinta série da saga Ultraman e a sexta da companhia Tsuburaya (levando em consideração a série de monstros sem heróis "Ultra Q"). Na música tema de Taro, era possível ouvir a frase "Urutoraman number six" ("Ultraman número seis", considerando Zoffy na contagem: 1. Zoffy; 2. Ultraman; 3. Seven; 4. Jack; 5. Ace; 6. Taro.
Como toda série Ultra, a presença de um Esquadrão para defender a Terra (ou o Japão) de monstros é garantida pelo "Esquadrão ZAT" - "Zariba of All Territory", algo como "Proteção de Todo o Território".
A série Ultraman Taro marcou época pelo visual espalhafatoso, estilo anos 70, colorido nas roupas, naves, veículos e monstros, todos com um tom "carnavalesco". A série emplacou de vez o conceito "família Ultra", e, por muitas vezes, era ligeiramente cômica.
Em Ultraman Taro fomos apresentados a uma nova personagem do universo Ultra, a Mãe de Ultra, guerreira que faz parte da divisão "Cruz de Prata”, grupo médico de M78. Sempre que seu filho Taro esta em perigo vem dar-lhe apoio ou envia algum de seus irmãos para livrá-lo de alguma enrascada.
Ultraman Taro foi um grande sucesso no Japão, a despeito de seu estilo carnavalesco.
A série obteve grande sucesso com as crianças, pois espelhava as próprias, sendo Taro um Ultra jovem se esforçando para mostrar seu valor, sempre levando bronca do seu pai, mas recebendo também seu carinho, assim como de sua mãe, além da ajuda que recebia de seus irmãos mais velhos (Ultraman, Seven, Ace, Jack e Zoffy).
Além do aparecimento de diversos dos Ultras anteriores e dos pais, a série, com seu tom mais cômico e infantil, garantiu um "Ultra Cão", "Ultra Sino" e coisas do tipo.