Este artigo não cita fontes confiáveis. (Agosto de 2020) |
Em 1899, quatro equipes (três de Buenos Aires e uma de Rosario) decidem criar uma instituição para regularizar e organizar os jogos de rugby em Río de la Plata, dando origem ao "The River Plate Rugby Union" (agora UAR). Teve como fundadores: Buenos Aires Cricket e Rugby Club (1864), Atlético Rosario (1867), Lomas Athletic (1891) e Atlético Belgrano (1896).
Posteriormente, os clubes de Buenos Aires e Uniões Provinciais foram filiando-se a UAR, criando uma situação muito peculiar, o que levaria, no final de 1995 no início da União de Rugby de Buenos Aires, como resultado da reorganização da entidade nacional .
Durante o longo período de convivência destes clubes e uniões, a UAR foi aumentando o seu prestígio não só a nível institucional, mas também esportivo, tendo suas equipes representativas amplamente respeitadas por qualquer União estrangeira.
Ao longo desta fase de realização e de crescimento, o rugby de Buenos Aires teve como grande protagonista a contribuição da maioria dos jogadores, treinadores e dirigentes.
Presente
A Unión de Rugby de Buenos Aires agora reúne 80 clubes que participam dos torneios que a mesma organiza em todas as categorias , desde a infantil até divisões superiores.
Para cada fim de semana, realizam-se cerca de 250 partidas de rugby correspondentes aos torneios juvenis e adulto, e nos mesmos participam 16.000 jogadores federados, quantidade que representa 45% da totalidade dos jogadores registrados na Unión Argentina de Rugby
Do mesmo modo, são mais de 7000 jogadores que, a partir dos 10 até os 14 anos, jogam nas distintas categorias infantis, verdadeira base para o desenvolvimento e crescimento do esporte no país.
Os campeões do torneio de Buenos Aires são: