Võ Thị Sáu

Võ Thị Sáu
Võ Thị Sáu
Nascimento 1933
Đất Đỏ (Indochina Francesa)
Morte 23 de janeiro de 1952
Côn Đảo Prison
Sepultamento Hàng Dương Cemetery
Cidadania Vietnã
Ocupação revolucionária, guerrilheira
Distinções
Causa da morte perfuração por arma de fogo

Võ Thị Sáu (Dât Do, 1933 - Dât Do, 23 de janeiro de 1952) foi uma estudante e guerrilheira vietnamita lembrada como mártir nacional no Vietname.

Ela nasceu em Phuoc Tho, no distrito de Dât Do, na província de Ba Ria (hoje pertencente à província de Ba Ria-Vung Tau). Em 1948, aos 14 anos, teve contato com um grupo guerrilheiro local após muitos de seus amigos e parentes se juntarem à resistência antifrancesa.[1] Em 1949, ela jogou uma granada que matou um capitão francês e feriu 12 soldados franceses, mas escapou sem ser detectada. Em 1950, outra granada foi lançada por ela contra o chefe do cantão vietnamita - um homem responsável por muitas execuções - mas ela foi apanhada pelas autoridades francesas.[1] Ela foi presa e passou por três prisões e, finalmente, encarcerada na Con Son Prison.

Às 7 horas da manhã de 23 de janeiro de 1952, ela foi vista em Con Dao. Sabendo que estava prestes a ser executada, ela cantou canções revolucionárias. Ao verem-na, seus irmãos e companheiros de prisão cantaram canções dedicadas a expressar admiração, simpatia e despedida. Võ Thị Sáu foi executada no mesmo dia.[1]

Referências