Walt Disney World Speedway

Walt Disney World Speedway
Walt Disney World Speedway
Walt Disney World Speedway
Mapa do circuito.
Informação geral
Localização Walt Disney World Resort, Bay Lake, Flórida, Estados Unidos
Fuso horário UTC-5 (DST: UTC-4)
Proprietário The Walt Disney Company
Operador IMS Events, Inc. (former)
Inauguração 6 de junho de 1995
Abertura 28 de novembro de 1995
Fechamento 9 de agosto de 2015
Custo da construção US$ 6 milhões
Arquiteto Kevin Forbes
Eventos principais Indy Racing League
Indy 200
(1996–2000)

NASCAR Craftsman Truck Series
Chevy Trucks Challenge
(1997–1998)

Tri-oval
Superfície Asfalto
Comprimento do circuito 1,6 km (1 mi)
Curvas 3
Inclinação Curva 1: 10°, Curva 2: 8,5°, Curva 3: 7°
Volta mais rápida 0:19.847 (Buddy Lazier, Hemelgarn Racing, 1996, IRL IndyCar Series)

O Walt Disney World Speedway foi um autódromo localizado no Walt Disney World, próximo a Orlando. O autódromo fez parte do calendário da Indy Racing League, NASCAR Craftsman Truck Series, USAC Formula Ford 2000 e USAC Silver Crown Series.

2010

Sua construção foi iniciada em 1995 e administrada pelo International Motor Speedway (IMS), de Tony George, em associação com a Disney. Hoje o circuito não existe mais.

O circuito era um tri-oval, desenhado pelo chefe de projetos do Indianapolis Motor Speedway, Kevin Forbes e quem fez a escolha do local onde seria construída a pista a partir de setembro de 1994 foi Greg Ruse da Buena Vista Construction. O traçado situava-se em um terreno triangular próximo ao estacionamento do Magic Kingdom Park. A construção foi projetada para caber dentro dos limites da infra-estrutura existente, criando um traçado dentro dos padrões mínimos estabelecidos.

O oval foi inaugurado oficialmente em janeiro de 1996 na abertura da temporada da IRL, com a realização das 200 milhas da Walt Disney World. O evento foi disputado no último sábado de janeiro, um dia antes do Super Bowl. Era efetivamente a primeira grande corrida do ano nos Estados Unidos naquele ano. A etapa de 1996 marcava a primeira corrida da história da nova Indy Racing League. Entre 1997 e 1998, a Nascar Craftsman Truck Series organizou corridas no circuito uma semana antes do evento da IRL. Entres as corridas de apoio para ambas as corridas incluíam a Fórmula Ford 2000 e a USAC Silver Crown.

Sam Schmidt

Em 2000 foi disputada a última etapa da IRL no circuito, os motivos podem ter sido esses:

  • o circuito tinha uma milha de extensão e um formato estranhíssimo para um oval, com todas as curvas diferentes entre si. Isso pode tê-lo tornado perigosíssimo, como provam os quatro acidentes muito graves ali ocorridos: dois com o piloto chileno Eliseo Salazar, um com o norte-americano Davy Jones (ficou afastado muito tempo e praticamente encerrou carreira) e um com o norte-americano Sam Schmidt (que ficou tetraplégico após o ocorrido). O acidente de Sam Schmidt aconteceu em 2000 e depois disso nunca mais a IRL apareceu por lá;
  • o circuito ficava no interior da Disneyworld, em Orlando, na Florida. Pode não ter havido uma sintonia muito boa entre o funcionamento normal da Disneyworld com a movimentação no circuito para a corrida. E nem todos que compareceriam a corrida são fãs da Disney e muito menos os fãs da Disney seriam fãs de corridas;
  • comparecimento de público pequeno. Arquibancadas vazias eram bastante comuns nos primeiros anos da IRL e isso pode ter convencido a Disney que realizar corridas ali não era lucrativo.

A pista então passou a ser utilizada por algumas escolas de pilotagem e para passeios pela pista a bordo de stock cars, servindo como uma atração para o público adulto que visitava a Disneyworld até ser demolida em agosto de 2015.

Tipo Distância Data Piloto Tempo Velocidade média
(mph)
Qualificação 1 volta (1.0 milha) 25 de Janeiro de 1996 Buddy Lazier 19.847 segundos 181.388
Corrida 200 milhas (320 km) 27 de Janeiro de 1996 Buzz Calkins 1:33:30.748 128.748

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Walt Disney World Speedway