Warrawoona é uma região da Austrália Ocidental localizada na província de Pilbara, daí a formação geológica ser chamada de "bloco de Pilbara". A região é local do cinturão de Warrawoona,[1] uma área geológica que é o local da descoberta do grupo de Warrawoona de fósseis. Estes fósseis, que terão mais de 3500 milhões de anos, são considerados o mais antigo registro geológico da vida sobre a Terra.
D. R. Lowe e de M. R. Walter e colaboradores comunicaram em 1980 a descoberta de estromatólitos em formação de 3,4 a 3,5 bilhões de anos na região de Pilbara.[2] Estes indicavam maior grau de diferenciação biológica que as esférulas isoladas descritas em 1976 por M. D. Muir e P. R. Grant, ou díades, pares de esférulas, anteriormente descritas por A. A. Knoll e E.S. Barghoorn. A origem biológica desses estromatólitos foi entretanto contestada, pois neles não se encontraram diretamente fósseis de cianobactérias e foi possível explicar sua formação por meios indiretos.
Em 1983 foram descobertos fósseis na forma de microbianos filamentosos, por S. M. Awramik e colaboradores, no sílex de Warrawoona. Estes filamentos fósseis tubulares sugerem que no Arqueano Superior já se desenvolvera essa característica muito bem sucedida de formação de estromatólitos.[3] Fósseis da mesma formação foram posteriormente também analisados por J.W. Schopf e B.M. Packer (1987), confirmando que se incluiam cianobactérias de 3,3 a 3,5 bilhões de anos atrás.[4]