Esta página é um ensaio. Ensaios são conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas, recomendações e nem informativos. Alguns ensaios representam práticas já bem difundidas na comunidade; outros apenas representam pontos de vista minoritários. |
Muito do sucesso da Wikipédia pode ser atribuído a ela ser a aberta para contribuição de todos. No entanto, essa abertura algumas vezes atrai pessoas que buscam explorar o site como base para lançamento de conflitos e brigas desnecessárias; em outras palavras, drama. Como a trollagem, o drama é uma forma negativa de interação que prejudica e desestabiliza as comunidades online, e o objetivo de quem busca criar e expandir o drama também é provocar uma reação. Porém, diferente da trollagem, o objetivo do drama é confundir e dividir a comunidade, a fim de enfraquecer as políticas da comunidade, obter apoio para uma causa ou interpretação de política, ou servir a algum outro objetivo, como afastar contribuidores indesejados pelo gerador do drama.
Juntamente com Wikipédia:não abuse da Wikipédia para ilustrar um ponto de vista e Wikipédia:Comportamento desestabilizador, esta proposta de recomendação serve para documentar os métodos da comunidade para minimizar a desestabilização e o desperdício de tempo dos voluntários da Wikipédia.
Drama é a criação, prolongação e/ou propagação desnecessárias do conflito e da briga. A natureza das wikis e fóruns fornece um ambiente natural para pequenos conflitos pessoais serem intencionalmente exagerados e espalhados através de várias páginas e até mesmo sites, com o objetivo de puxar para dentro dezenas de pessoas que de outra forma não são relacionadas.
Alguns editores banidos, forçadores de pontos de vista frustrados, gente descontente, e aqueles com rancores pessoais, têm uma hábito angustiante de transformar pequenos problemas em Tragédias Gregas. Dramas podem ser instigados e realizados por um único indivíduo incapaz de superar um pequeno contratempo como um aviso, e que sente uma necessidade de ter a última palavra, em toda uma complexa comunidade de sites de terceiros opostos à Wikipédia. Os membros de tais sites se engajam no drama para encenar à suas audiências, e para medir as forças e vulnerabilidades da comunidade da Wikipédia, visando desestabilização adicional. Eles produziram incidentes de fantocharia em massa, mirando em indivíduos, especialmente os membros das administração da Wikipédia, para assédio de longo termo espalhado por múltiplos sites.
Respostas ao drama variam de avisos a banimento por tempo indeterminado, em caso de violações de ampla escala à civilidade e funcionamento adequado do projeto.
Banimentos por tempo indeterminado têm sido, às vezes, os gatilhos iniciais para o drama. Editores banidos têm retornado como sock puppets para perturbar a comunidade ou enfraquecer as políticas que apoiaram o banimento, e a documentação do banimento. O consenso que havia para a proibição perde-se ou turva-se conforme as pessoas deixam o projeto; discussões arquivadas são perdidas ou esquecidas, e mensagens são removidas das páginas de discussão. Este processo é bem entendido pelos geradores de drama dedicados, que vão espalhar a discórdia e confusão buscando e alistando pessoas bem-intencionadas, mas desconhecedoras da causa do problema, para apoiarem sua causa. Os geradores de drama tentam ativamente espalhar discussões entre tantas páginas quanto possível, especialmente no domínio Wikipédia e páginas de discussão do usuário, o que enfraquece quem responde, uma vez que as respostas ficam divididas e o consenso é prevenido - a vantagem é que entra gente nova no conflito tendo só parte da história. Esses mal-informados podem então apoiar os geradores de drama.
Os geradores de drama solicitamente reafirmam a disputa, mas silenciosamente escondendo as peças que indicam seus reais papeis, o que só faz com que os participantes emocionalmente envolvidos queiram consertar o que foi-lhes dito como estando errado. Em suma, eles fazem tudo que podem para fraturar e dividir a comunidade, fazendo-a voltar contra si mesma. Com frequência, pessoas bem-intencionadas caem nesta armadilha quando um desacordo profundamente estabelecida inunda toda a Wikipédia. A abertura da Wikipédia, e a sua sua atitude "presuma a boa fé" trabalham em favor ao gerador de drama, que continuamente faz solicitações para chamar editores que possam alistar-se do seu lado do conflito.
Os métodos tradicionais de resolução de disputas não são soluções, pois cada fase leva tempo e proporciona mais um estágio para drama adicional. Muitos desordeiros dedicados tomam uma visão de longo prazo de que cada revés constitui uma nova oportunidade para recrutar outros, reintroduzir informação falsa ou aflitiva sobre seus oponentes, começar uma nova rodada de provocação, e talvez incitar os seus alvos a responderem rispidamente e levarem uma sanção como presente, ou levá-los a simplesmente desistir, tendo sido desgastados pelo constante assédio. Assim, para o dedicado gerador de drama, cada pedido de opinião ou arbitragem se torna um evento para marcar pontos com a sua audiência, renovar ataques anteriores, e experimentar novas táticas.
Quando confrontados com a necessidade de terminar um drama, esforço sem fim deve ser despendido pelos contribuidores responsáveis apenas para aplicar ou defender um bloqueio ou banimento anterior. Criadores de drama, e seus facilitadores, sabem que desafiar infinitamente e revisitar cada detalhes de bloqueios e banimentos anteriores desgasta e desmoraliza sua oposição, e eles vão tirar proveito disto em cada turno, a tal ponto que este comportamento tem se tornado uma marca registrada dos geradores de drama.
Confrontados com fontes de drama enraizadas e crônicas, mais seus facilitadores, os editores logo não estão mais dispostos a agir e uma paralisia toma conta. Em uma comunidade disfuncional que não pode responder de forma eficaz aos conflitos, as pessoas ficam desiludidas e vão embora. É por isso que o drama é um anátema para as comunidades on-line, especialmente a Wikipédia, que sobrevive apenas pela força de vontade e generosidade de seus voluntários.
Drama rapidamente enfraquece a moral, desperdiça tempo, e divide as comunidades; portanto, ele deve ser anulado rapidamente. Lembre-se, o objetivo é provocar uma reação, quanto maior melhor. Você pode usar o desejo de uma reação contra eles. Ao contrário da reação imediata a trolls, de ignorar seus comentários, desafie abertamente o comportamento dos geradores de drama, não o conteúdo dos seus comentários. Descoberte eles revelando que isto aparenta ser drama. Pergunte a eles diretamente se eles notaram qualquer problema com o método deles. Diga que você percebeu tentativas de espalhar a disputa e gostaria de saber o que provocou tal ação. Se eles debocham dos seus fatos, peça-lhes para explicar o que havia de errado com os fatos. Muitas vezes, eles não têm base nenhuma para as ações, então, quanto mais você pressioná-los por detalhes, mais o drama deles vai desmoronar.
Os geradores de drama tentam quebrar a coesão social para ganhar poder; e tendem a testar as águas continuamente até que tenham a certeza de que não há espaço para o seu jogo fraco. A comunidade deve continuamente reafirmar a sua autoridade e certeza a cada vez. Isso pode ser cansativo; outras opções são: ignorar o drama ou sair. A medida em que a comunidade está dividida sobre manejar drama é a medida do sucesso que os geradores de drama têm antes mesmo de começarem.
Quando o drama começa, identifique o drama pelo que ele é, e deixe o seu criador saber que você se opõe a qualquer propagação do mesmo. Em terceiro lugar, centralize toda a discussão; se um gerador de drama, ou grupo de geradores, está expandindo o conflito através de várias páginas, tente consolidar a discussão em um espaço, e identificar o drama pelo que ele é, de forma clara e sucinta. Isso minimiza a confusão na comunidade da Wikipédia. Transforme a briga de rua num debate formal sobre comportamento e política. E em todas as circunstâncias, cumpra as políticas e recomendações da Wikipédia, especialmente ser civil: não dê a faca e o queijo na mão dos geradores de drama.
Identificar explicitamente o drama e centralizar minimiza a interrupção para a comunidade. Incivilidade e outros erros podem ser desculpados, erros de comunicação esclarecidos, e conflitos resolvidos, tudo em um local. Trolls e geradores de drama irão repentinamente perder toda a empolgação de ver seus textos espalhados por várias páginas, se os seus oponentes estiverem se esforçando e reagindo para reconstruir o sentido de tudo; um método adequado para descarrilar as tentativas de fraturar e confundir a comunidade. As lições aprendidas podem ser transformadas em política, nessas discussões. E o mais importante, todas as informações relevantes podem ser encontradas em uma página arquivada, tornando mais fácil lidar com a próxima etapa do drama.
Se geradores de drama desafiam a sua tentativa de centralizar a discussão, cada um é responsável por mover o texto para o local central. Esta expectativa da comunidade é fundamental se você pretende ainda ter uma comunidade na manhã seguinte. "só você pode evitar o drama".
Quando o drama sobe para o nível de abusar da Wikipédia para provar um ponto de vista, ele pode ser bloqueado como descrito naquela página. Os piores de tais casos resultam na comunidade definir um banimento por tempo indeterminado.
O Princípio do Menor Drama diz que, dada uma escolha entre várias maneiras de lidar com um problema, deve-se escolher o que gera menos drama. Se a única abordagem que você pode pensar é carregada de drama, vá dormir. Você pode pensar numa nova alternativa de manhã, ou alguém pode ter implementado uma abordagem melhor que você não pensaria.