Parte da série sobre |
Maçonaria |
---|
Conceitos principais |
Documentos e textos |
Ordens e organizações |
Mulheres e a maçonaria |
Discriminação contra maçons |
Portal |
A.J.E.F. É uma sigla que significa Associação de Juventude Esperança da Fraternidade (Asociación de Jovenes Esperanza de la Fraternidad). É um órgão adjunto Maçonaria, para jovens da faixa etária entre os 14/21 anos, no México, Estados Unidos e América Latina.
Embora inicialmente as organizações locais eram conhecidos como Lojas A.J.E.F., o título mudou para os Talheres para reforçar o facto de que não é Maçonaria, mas sim, um corpo adjunto do mesmo. Cada Talher é patrocinado por uma Loja Maçônica, tanto no apoio económico como no apoio moral.
Em seu foco, é equivalente a função da Ordem Demolay.
Embora esteja aberto para ambos os sexos, as sessões mistas são proibidas, excepto em ocasiões especiais em que deve estar presente um Mestre.
Há uma série de organizações regionais de capítulos que têm reuniões anuais, a fim de designar pequenas mudanças nos costumes e rituais, assim, diferentes aspectos pontuais. Algumas delas são:
Os membros de um Capítulo ou Loja são:
A.J.E.F. foi fundada em Havana, Cuba, em 9 de fevereiro de 1936 por Fernando Suárez Núñez, 7 de Maio 1882 – 24 de Janeiro 1946).
O primeiro Capítulo, foi chamado de "Esperanza" (Esperança).[1]
Atingindo 5.000 membros em 1938, o seu rápido crescimento começou a promover capítulos no exterior. Em 1939, o primeiro Loja A.J.E.F. mexicana de Benito Juárez, foi estabelecido em Veracruz.
Os rituais que constituem o exercício de 'Ajefismo', visam o desenvolvimento de valores morais e habilidades sociais entre os iniciados.
As Siglas A.J.E.F., têm em si um significado mais profundo, uma vez que estas são as letras das "palavras fundamentais" : Amor, Justiça, Esperança e Fraternidade (Amor, Justicia, Esperanza y Fraternidad).[2]
O lema da instituição, sempre na base de ensaios e documentos oficiais, é "Pela pátria e pela humanidade" (Por la patria y la humanidad).
O processo de abertura, varia de acordo com a região, embora haja uma liturgia oficial escrita com tais casos observados,[3] assim como os funerais e casamentos; estas iniciações podem variar de ser integral para que a liturgia seja idênticos aos realizados em adultos na Maçonaria.
Nesse mesmo sentido, não é incomum para a AJEF, ensaios sobre temas como esoterismo, assim como a ciência, a moral ou a história, e não é raro encontrar jovens participantes para serem bem versados nos temas ocultistas da Maçonaria.
|url=
(ajuda). Gan Logia Unida Mexicana de Veracruz. Consultado em 9 de janeiro de 2007