Parte de uma série sobre Serviços financeiros |
Bancos |
---|
Transferência de fundos |
Banco postal é um banco associado a um sistema postal.[1] Exemplos de bancos postais podem ser encontrados na França, Alemanha e no Japão.
A história do banco postal no mundo data de 1861, quando na Grã-Bretanha, o governo local resolveu estender os serviços de poupança ao serviço postal, como forma barata de financiar a dívida pública.[2] Aos poucos, novos negócios foram agregados ao serviço postal como venda de títulos públicos e de guerra, chegando a em 1927 haver 12 milhões de contas abertas, sendo que um em cada quatro britânicos possuíam na época, uma conta poupança no banco postal.
O Banco Postal no Brasil foi criado em 2002. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em parceria com o Banco Bradesco, começou a oferecer diversos serviços bancários, como conta corrente, recebimento de pagamentos de títulos e convênios, cartões de crédito e pagamento de salários e benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social. A premissa básica dessa parceria é a inclusão bancária de milhões de brasileiros em localidades onde não havia agências nem correspondentes bancários. Em 31 de maio de 2011, o Banco do Brasil venceu a nova licitação do Banco Postal e assumiu o serviço durante cinco anos e meio, desde 2 de janeiro de 2012.