Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Agosto de 2020) |
Carlos Pintado (Cuba, em 1974) é um poeta e escritor cubano.
Carlos Pintado (1974) é um poeta, escritor e dramaturgo nascido em Cuba vive desde 1997 nos Estados Unidos. Em 2014 ele foi premiado com o prestigiado Prêmio da Paz de Poesia A Série Nacional de Poesia em Nova York para seu novo livro "Nove moedas", publicado em edição bilíngüe por Akashic Press. Ele também recebeu o Prémio Internacional de Poesia Sant Jordi na Espanha em 2006 por seu livro Retrato de auto no azul e também foi finalista do prêmio Adonais por sua chance livro e tesouros. Desde 2010, a South Beach Music Ensemble estreia de vários estados dos EUA Quintet sobre poemas de Carlos Pintado quinteto de piano e cordas sob a direção do compositor americano Pamela Marshall e Michael Andrews.
No trabalho de Pintado, Richard Blanco, o poeta da inauguração de Barack Obama, que ele disse. "" A urgência ea presença nos poemas de Pintado fazer-nos pensar que a vida do poeta depende do próprio ato de escrita Possuído por uma qualidade única e indescritível, seus poemas capturar e exigem atenção. seu trabalho é íntimo e, por vezes, transbordando, movendo-se facilmente entre o verso métrico, livre ou poemas em prosa, enquanto, ao mesmo tempo que avançamos para o fluxo de Miami Beach dias ou mundos míticos e místicos de sua imaginação. "
Poemas, contos e seus artigos foram traduzidos para o Inglês, Alemão, Turco, Português, Italiano e Francês, e têm aparecido em várias antologias e revistas em Espanha, Cuba, Turquia, México, Alemanha, Peru, Argentina e Estados Unidos. seus textos foram publicados no The New York Times , World Literature Today, The American Poetry Review, Raspa Magazine, entre outros. Ele participou no livro A experiência do exílio: a jornada para a liberdade, idéia original e músico Emilio Estefan empresário cubano-americana. Em 2012, Pintado era um membro do júri Festival de Cinema de Gibara, pelo cantor espanhol Luis Eduardo Aute. Carlos Pintado pratica Budismo Nichiren e é um membro da Soka Gakkai International desde 2004.
Inéditas em português:
O San Francisco Girls Chorus, em junho de 2011, estreou um espetáculo, baseado em uma seleção de seus poemas, sob o título "Rhymes Tropical". O grupo ganhou 5 prêmios Grammy, vários prêmios da ASCAP (American Society of Composers, Authors and Publishers) e do Margaret Hills.
As "Rhymes Tropical", de Carlos Pintado foram musicalizados por Tania Leon.
Uma seleção de seus poemas com o título “Ídolos del sueño” foi musicalizado por Ileana Perez-Velazquez para soprano, clarinete, violino, violoncelo e piano, e estreada em 2011 pelo CONTINUUM, no New York Center Kaufam.
Carlos Pintado teve participação na obra “La experiencia del exilio: un viaje a la libertad”, ideia do músico e empresário cubano americano Emilio Estefan, que, através de suas empresas Crescent Moon Publications e Emilio Estefan Enterprises colaborou para a publicação do referido livro.
Carlos Pintado participou de várias apresentações com os músicos cubanos Gema e Pavel; com o ator e escultor Michel Hernandez realizou o projeto de fusão da poesia com a escultura chamado "La invención de los sentidos" que se encontra no catálogo do "Espacio Abierto del Centro Cultural Español" de Miami e colaborou no projeto Free Soul Dance Company, dirigido por Belma Suazo e pelo ator cubano Francisco Gattorno.
Artigos de sua autoria foram publicados na revista Vogue da Espanha.[carece de fontes]