A lista de coincidências entre Abraham Lincoln e John Kennedy é uma lenda urbana americana de origem desconhecida. A primeira lista publicada na imprensa americana, em 1964, após o assassinato de John F. Kennedy em 1963, tendo aparecido anteriormente no G.O.P Congressional Committee Newsletter. [1][2] Atualmente circula pela internet, em idiomas diferentes, esse suposto cruzamento de dados biográficos, entre John Kennedy e Abraham Lincoln. O escritor científico Martin Gardner desmitificou grande parte da lista em um artigo na revista Scientific American, posteriormente reproduzido em seu livro The Magic Numbers do Dr. Matrix. [3] A versão da lista de Gardner continha 16 reivindicações, de que diferentes versões têm circulado em listas de muito mais tempo. Atualmente, a lista continua a circular através da mídia, tendo permanecido no imaginário coletivo por mais de 40 anos.
Abaixo está a versão original da lista. Muito tem sido negado da lista e algumas declarações são "meias verdades". Alguns folcloristas têm argumentado que a lista era uma maneira para as pessoas encontrarem sentido para os dois eventos trágicos na história dos Estados Unidos à procura de padrões. No entanto, Gardner e outros observaram que é relativamente fácil de encontrar padrões de semelhança entre duas pessoas ou eventos similares, mas muitas vezes esses padrões não resistem a um exame rigoroso:
↑The Magic Numbers of Dr. Matrix By Martin Gardner. 1985. Prometheus Books. Library of Congress Catalog Card No. 84-43183, ISBN 0-87975-281-5 (cloth), 0-87975-282-3 (paper) (This was previously titled The Numerology of Dr. Matrix. It contains all of The Incredible Dr. Matrix plus four more chapters.)