Domínio de Obama ( 小浜藩 Obama-han ?) foi um han da Província de Wakasa (atual Fukui ), durante o período Edo da História do Japão. O domínio inicialmente foi governado pelo Clã Kyōgoku , em seguida pelo Clã Sakai [1].
A capital do domínio de Obama era uma cidade portuária próspera durante a maior parte dos Séculos XV a XVII, embora gradualmente foi se tornando numa pacata cidade provincial no final do Período Edo. Ainda assim, foi um elo importante nas rotas marítimas internas entre Ezo e a costa do Mar do Japão, e desempenhou um papel significativo no desenvolvimento econômico no início do Período Edo.
No Período Sengoku , Obama foi controlada por uma sucessão de senhores, incluindo os membros do Clã Takeda, seguido por Niwa Nagashige, Asano Nagamasa, Kinoshita Katsutoshi e outros. Em 1600, Kinoshita não participou na batalha decisiva de Sekigahara, mas foi exilado de Obama, pois não tinha apoiado ativamente o lado vencedor [2].
Em 1600, Kyōgoku Takatsugu se estabeleceu em Obama [3] . Em parte, como recompensa por sua liderança durante o Cerco de Otsu, que ocorreu na mesma semana que a Batalha de Sekigahara, e apesar de Takatsugu não conseguir resistir no Castelo de Otsu; o resultado satisfatório em Sekigahara eliminou quaisquer consequências adversas de sua derrota. Durante a transferência de Takatsugu para Obama, o shogunato efetivamente reconheceu que o papel de Tadatsugu na vitória em Sekigahara era crítico. O cerco desviou a atenção do inimigo para longe das forças principais de Tokugawa. Em outras palavras, isto significa que os atacantes em Otsu não estavam disponíveis para aumentar as tropas anti-Tokugawa em Sekigahara [4].
Em 1607, o filho de Tadatsugu, Kyōgoku Tadataka se casou com a quarta filha do Shogun Hidetada. Dois anos depois, tornou-se daimyo quando seu pai morreu em 1609. Tadataka permaneceria em Obama até 1634; e, em seguida, o bafuku ordenou-lhe para ir para o Domínio de Matsue na Província de Izumo [3].
Anteriormente Sakai Tadakatsu , do clã Sakai vivia no Domínio de Kawagoe na Província de Musashi, em seguida, tornou-se Senhor de Obama [5]. Tadakatsu era um dos mais altos oficiais do xogunato, servindo no Roju, e mais tarde assumindo sua chefia, ou Tairo . Ele foi sucedido no domínio de seu quarto filho, Sakai Tadanao.
Tadanao distribuído partes de sua renda para criar novos domínios. Contribuiu com 10.000 koku para estabelecer o Domínio de Katsuyama na Província de Awa para o seu sobrinho em 1668, e com 10.000 koku para estabelecer o Domínio de Tsuruga na Província de Echizen para o seu filho em 1682. Depois mais de 3.000 koku foi dada ao seu quinto filho Sakai Tadane, o domínio foi reduzido para 103.500 koku .
Tadakatsu se empenhou para estabelecer a governança do domínio e para garantir a sua resistência e estabilidade. Implementou um sistema de tributação, e instalou magistrados da cidade ( Machi-Bugyo ) e governadores locais. No entanto, uma enchente devastou o domínio em 1735, que aumentou a fome. Os camponeses buscaram ajuda de seu senhor, mas seus gritos foram ouvidos por um longo tempo. Em 1770, houve a revolta camponesa dos Ikko-ikki. Foram feitos esforços para fortalecer as finanças do domínio e para aliviar o sofrimento dos camponeses, mas a fome atacou novamente várias décadas mais tarde, em 1836.
O duodécimo Daymio de Obama dos Sakai, Sakai Tadaaki, foi também Kyoto Shoshidai. Ele trabalhou com Ii Naosuke para efetuar a Purga Ansei , as ligações entre o Shogunato e a Corte Imperial, e a supressão da Rebelião de Mito. Em 1868, lutou com o Shogunato na Guerra Boshin; e apesar de derrotado, voltou a seu posto em Obama, com um novo nome Sakai Tadayoshi . Quando os han foram abolidos em 1869, tornou-se governador de Obama.
Obama foi absorvido pela Província de Shiga, em 1876, e por Fukui em 1881.
O daimyo era o chefe hereditário do clã e chefe do domínio.