O jogo é ambientado em um reino de fantasia medieval, os jogadores podem optar por assumir o papel entre um "Warrior of Light" ("Guerreiro da Luz") ou um "Minion of Darkness" ("Seguidor das Trevas"), progredindo em missões distintas e únicas que refletem a natureza dessa decisão.
Mil anos atrás, os exércitos Dreg'Atar do lorde demônio conhecido como Vatar tinha tudo, mas destruiu o povo de Celenheim. Em um ato de desespero, o grande mago Zale separou a terra e criou um fosso em torno Celenheim, mantendo os exércitos de Vatar na baía. Com o tempo, Celenheim esqueceu a guerra e esqueceu como Vatar infernizou as suas vidas. Agora, a brecha está fechando, e o mal ameaça a terra mais uma vez. Um herói incerto, libertado da prisão por acaso, deve elevar-se e lutar pela Luz ou Escuridão, seja para destruir o rei demônio Vatar ou matar a rainha de Celenheim.
Em Enclave o jogador controla o persnagem em visão em terceira pessoa, e desbloqueia novos personagens conforme concluie as missões e avança na campanha. Cada personagem tem um conjunto de opções ofensivas de curta e longa distância como espada, faca, besta, arco e flecha, cajado etc. No início de cada missão, o jogador escolhe um personagem para controlar, e depois seleciona armas e equipamentos para enfrentar a missão custando um certo valor de ouro. O jogador coleciona ouro e jóias para aumentar o total de ouro inicial disponível no início de cada missão.
De acordo com o Gamerankings, o game recebeu nota média de 75.04% para PC[3] e 70.78% para a versão de Xbox.[4]
Em março de 2003, Starbreeze anunciou o desenvolvimento de Enclave II para Xbox, PlayStation 2 e PC. O jogo prometia apresentar um novo sistema de combate e um espetáculo de captura de movimento, contando com o modo single-player, modo cooperativo e multiplayer competitivo. O protagonista chama-se Erlendur, um jovem aprendiz de Ancestor aprendiz de feiticeiro, e sua missão era chegar em Enclave antes da feiticeira do mal Callia chegasse.