Henry Gahagen "Hank" Saperstein (Chicago em 2 de junho de 1918 - Beverly Hills, 24 de junho de 1998) foi um produtor e distribuidor de filmes americano.
Filho de Aaron Saperstein e Beatrice Pearl Saperstein, o pai de Henry possuía cinco cinemas independentes em Chicago. Henry foi educado na Universidade de Chicago, onde se formou em matemática. Quando Henry tinha 20 anos, seu pai morreu, o que o levou a abandonar a escola para dirigir os cinemas. Com o boom da guerra no cinema, Henry comprou mais cinemas em 1943.
Sentindo o fim da participação no cinema e a ascensão da televisão, Saperstein adquiriu os direitos de vários Westerns, apresentando os desenhos de Gene Autry e Hopalong Cassidy e Walter Lantz[1] para sua Hollywood Toy Television Corporation, uma empresa de Chicago, uma televisão elétrica de brinquedo que exibia desenhos animados de seis minutos ou sequências de filmes.[2]
Ele se mudou para Hollywood em 1955 como presidente da Television Personalities Inc, que se especializaram no tie-in de merchandising negócios para personagens de televisão como The Life and Legend of Wyatt Earp, The Lone Ranger, Lassie e O Roy Rogers Show. Ele trabalhou com o coronel Tom Parker como agente de licenciamento de Elvis Presley, além de criar e vender mercadorias licenciadas para outras estrelas, como Debbie Reynolds, Rosemary Clooney, Chubby Checker e Three Stooges.[3]
Henry Saperstein produziu programas de televisão de esportes como Championship Bowling (1958–60) e All Star Golf (1958-62), bem como o programa infantil de televisão Ding Dong School, que começou em Chicago.
Saperstein comprou o estúdio da UPA (United Productions of America) de seu co-fundador, Stephen Bosustow, em 1960,[4] após o lançamento malsucedido do longa-metragem 1001 Arabian Nights (1959), do Sr. Magoo. Através de seu estúdio na UPA, Saperstein reduziu a produção de filmes industriais e produziu a bem-sucedida série de televisão Mister Magoo. Ele o acompanhou no The Dick Tracy Show, que trouxe a popularidade da série de TV Os Intocáveis para crianças com uma série de merchandising. Bosustow achava que Saperstein comprara principalmente o estúdio para explorar o merchandising de Magoo.[5]
Saperstein produziu o especial de televisão Christmas Carol (1962), de Mister Magoo, e as séries de televisão The Famous Adventures of Mr. Magoo (1964-65), que ele gerou, bem como o filme de animação Gay Purr-ee (1962).
Na UPA, Saperstein foi abordado por profissionais de marketing que procuravam filmes de monstros para as telas de cinema. Saperstein se reuniu com a Motion Picture Association of America para descobrir qual empresa fez o maior número de filmes monstruosos. Foi-lhe dito que os mais prolíficos eram os Hammer Studios na Inglaterra e os Toho Studios no Japão.[6] Como Hammer já tinha distribuidores americanos, Saperstein estabeleceu um relacionamento com Toho e providenciou para que os atores americanos aparecessem em filmes como Invasion of Astro-Monster e Frankenstein Conquers the World (ambos com Nick Adams) e The War of the Gargantuas (com Russ Tamblyn).
Durante a mania de espiões, em meados dos anos 60, Saperstein adquiriu os direitos de um filme japonês do tipo James Bond Kokusai himitsu keisatsu: Kagi no kagi. Quando as audiências americanas riram do filme, Saperstein teve a ideia de contratar o comediante Lenny Bruce para escrever um diálogo alternativo de comédia para o filme, para um grupo de atores que dublaria os atores originais. Quando Bruce recusou o projeto, Saperstein contratou Woody Allen para o projeto originalmente destinado a ser um especial de televisão, mas foi expandido para lançamento no cinema com estofamento pelo grupo musical The Lovin 'Spoonful. O filme resultante seria intitulado "What's Up, Tiger Lily?".[1]
Ele continuou a produzir uma variedade de filmes e programas de televisão, como The T.A.M.I. Show, e foi produtor executivo do longa-metragem Hell in the Pacific, de 1968.
Ele morreu de câncer em Los Angeles em 24 de junho de 1998 aos 80 anos.[7]