Lago Tatlayoko

Lago Tatlayoko
Lago Tatlayoko
O amanhecer no rio Homathko, que drena o lago Tatlayoko
Localização
País  Canadá

O lago Tatlayoko é um lago que faz parte do rio Homathko no oeste do Distrito Chilcotin no interior central da Colúmbia Britânica, Canadá.

A sua orientação geográfica, faz com que se estenda num eixo norte-sul apenas a montante da entrada da série dos vários desfiladeiros do Homathko, incluindo o Grande Canyon de Homathko. A sua saída para o mar localiza-se frente à entrada do fiorde de Bute Inlet. A comunidade de Lake Tatlayoko, está localizada na sua extremidade norte.

O Lago Tatlayoko faz parte da reivindicação de terras do Povo Tsilqot'in da Primeira Nação Xeni Gwet'in, sendo denominado por eles como Talhiqox Biny ("biny" - "lago")[1].

O Povo Klattasine ou Klatsassan, levou um grupo de guerreiros para atacar uma equipa de construção de uma rota conhecida como Estrada Waddington durante a corrida do ouro, nos canyons do Homathko. Este conflito foi a segunda abertura da Guerra Chilcotin de 1864. Foi enviado tropas de socorro, que incluíram o governador da própria colónia, uma escolta, que chegou à Chilcotin via Lago Tatlayoko.

O lago Tatlayoko e o rio Homathko são componentes de um projecto que envolve o desvio de águas para o Lago Chilko, por entre as montanhas do lado leste do lago.

O primeiro mapa completo da Colúmbia Britânica foi produzido sob a autoridade de Joseph Trutch, e foi publicado em 1871[2][3]. Este mapa nomeia este lago como Lago Ta tlah co, termo é semelhante ao nome nativo: Tsilqot'in usado pelo povo Telhiqox.

Alguns anos mais tarde, George Mercer Dawson pesquisou a geologia da área, e o seu relatório datado de 1878 para o Serviço Geológico do Canadá usou a ortografia Tatlayoco[4]. Mapas da Colúmbia Britânica publicados na década de 1880 e de 1890 continuaram a usar pequenas variações do nome do lago Tatlahco[5], enquanto muitas publicações geológicas usado ortografia Dawson de Tatlayoco.

A existência de muitas grafias diferentes para uma localização geográfica não era incomum para a época, e o Conselho Geográfico do Canadá, foi criado em 1897 para padronizar essas grafias. Sendo que as suas "regras de nomenclatura" incluíram o seguinte:

  • O nome que é publicado pela primeira vez será preferido.
  • Se um nome indígena é usado, a ortografia deve aproximar-se da forma como se pronúncia.
  • O nome não deve incluir todas as letras redundantes.
  • Qualquer "c" duro deve ser substituído por um "k".

O Conselho Geográfica do Canadá, não sabia que o lago fora nomeado como Tatlahco, e erroneamente pensava que era um nome para um afluente do Rio Coola Bella. Estando só bem conscientes de ortografia de Dawson: Tatlayoco. Assim o termo foi adoptado como o nome oficial em 1911, depois de trocar o “c” para um "k".

O nome, portanto, passou a ser soletrado Tatlayoko, apesar do fato de que o termo Tatlahco foi publicado pela primeira vez, e ser uma melhor aproximação da palavra Tsilhqot'in original, e que reflecte a pronúncia do nome real (TA-tla-ko)[6]. De acordo com as regras de nomenclatura, Tatlahco deveria ter sido reposto Tatlako.

Referências

  1. Nomes da Geografia do Canadá.
  2. Trutch, Joseph W. 1871. Mapa de British Columbia. Londres: Estabelecimento geográfico de Stanford
  3. Mapa da British Columbia ao Latitude Paralelo 56 Norte.
  4. Dawson, George M. 1878. Relatório sobre a exploração da British Columbia, principalmente nas bacias do Blackwater, Salmon, rio Nechacco e lago François. Serviço Geológico do Canadá: Relatórios de exploração e pesquisas 1876-77.
  5. Mapas históricos da Colúmbia Britânica
  6. Bonner, Veera, Irmãs Witte, Irene E. Bliss e Hazel Henry Litterick. 1995. Chilcotin: preservando as memórias dos pioneiros. Heritage House Publishing Co. Pg. 348.