Este artigo não cita fontes confiáveis. (Julho de 2013) |
O Matra Super 530 é um míssil francês ar-ar de médio a curto alcance. A série Super 530D é a última versão deste míssil. Foi adquirido por Espanha, Brasil, França, Grécia, Iraque, Kuwait, Líbia e Marrocos. Está sendo substituído pelo MDBA Mica na Armée de l'Air.
Matra Super 530D (doppler) é um míssil semi-ativo de guiamento eletromagnético (guiado pelo radar) desenvolvido para agir integrado ao radar RDI do Dassault Mirage 2000. De geração anterior ao MICA, não proporcionava aos caças que o carregavam a capacidade Fire and Forget (lançar e esquecer). O Super 530D possui um sensor semi-ativo que requer que o alvo permaneça iluminado pelo radar da aeronave lançadora durante todo o seu voo até ele, caso contrário o seu lock será perdido.
Desenvolvido para o Dassault Mirage F1 com radar Cyrano IV. Introduzido em 1979. É considerado equivalente ao americano AIM-7F.
Desenvolvido para o Dassault Mirage 2000 com radar RDI. Introduzido em 1988. É considerado equivalente ao americano AIM-7M.
Foi adquirido pelo Brasil no pacote de armas e serviços que acompanhavam os 12 caças Dassault Mirage 2000 que pertenciam a Armée de l'Air.
[[Categoria:Mísseis ar-ar