O plano de numeração telefônica na França é usado não apenas na França Metropolitana, mas também nos departamentos ultramarinos e em algumas comunidades coletividades de ultramar. Em 1985, a França passou a adotar um plano de numeração "fechado", de modo que o código de área foi incorporado ao número de oito dígitos de cada assinante. Entretanto, para fazer uma chamada de Paris para o resto da França, o prefixo 16 tinha que ser digitado antes do número de oito dígitos; para fazer uma chamada para Paris a partir de qualquer outro ponto da França, tinha que ser digitado o prefixo 16 1
Em 1996, foi adotado um esquema de numeração de dez dígitos:
Números geográficos:
Números não geográficos:
Internacional:
O prefixo 09 foi introduzido em setembro de 2006, pela Autorité de Régulation des Communications Électroniques et des Postes (ARCEP),[1] e os números mais antigos, como 08 7X XX XX XX foram substituídos por 09 5X XX XX XX (no caso de serviço telefônico oferecido por provedor de Internet gratuito).
Os códigos de área de dois dígitos foram permanentemente incorporados ao números locais, de oito dígitos. Assim, todos os números geográficos são discados no formato de dez dígitos, mesmo para chamadas locais.
O código de discagem internacional também mudou de 19 para 00. Após a liberalização em 1998, os assinantes puderam ter acesso a diferentes operadoras, substituindo o '0' (omitido dos números, quando as chamadas são feitas de fora da França) por outro dígito. Por exemplo, a extinta Cegetel requeria que os assinantes discassem o '7', e.g.: Paris 71 xx xx xx xx, em vez de 01 xx xx xx xx. Da mesma forma, o código de discagem internacional para a Cegetel era '70', em vez de '00'.
Como proceder: