Viking Ar Ltd. é um fabricante canadense de aeronaves, assim como peças de aeronaves e sistemas, com base na província da Columbia Britânica. A empresa produz novas versões do DHC-6 Twin Otter, versões atualizadas do DHC-2 Beaver, peças de reposição para antigas aeronaves da De Havilland Canada, como também aeronaves e componentes para a Bell Helicopter Textron. O seu Presidente e CEO, desde maio de 2005, é David Curtis.[1]
A empresa foi fundada em 1970 como o objetivo de reformar, vender, modificar e reparar aeronaves.
Adquiriu os direitos exclusivos para a fabricação de peças de reposição e distribuir o DHC-2 Castor e o DHC-3 Lontra, em 1983. Em Maio de 2005 a empresa passou dar assistência para os antigos modelos da de Havilland Canada, atual Bombardier.[1][2] Desde 2008, a Viking produz sua própria versão do DHC-6 Twin Otter e repara o DHC-2 Beaver.
Em 24 de fevereiro de 2006 a Viking comprou os direitos junto à Bombardier para todos os projetos descontinuados da De Havilland Canada,[3] incluindo:
Não foram incluídos os certificados de tipo para o DHC-8 Dash 8, que ainda é produzido pela Bombardier Aerospace como seus Q400 série.
A Viking Ar também ocupou o certificado de tipo para o Trident TR-1 Trigull desde 2006.[4][5] a Propriedade dos certificados para a ex-Havilland e Trident série dá Viking o direito exclusivo de fabricar e vender novas aeronaves dos tipos.
Em 2 de abril de 2007 Viking anunciou que, com 27 pedidos e opções na mão, ele estava reiniciando a produção de o Twin Otter com mais poderoso Pratt & Whitney Canada PT6A-34/35 motores.[6] O primeiro voo da Série 400 técnico manifestante teve lugar em outubro 1, 2008 at Victoria Aeroporto Internacional.[7] Em fevereiro de 2010, a primeira nova produção Twin Otter da Série 400 equipados com Honeywell Primus Apex IFR digital convés de voo e configurado com um viajante interior teve o seu primeiro voo.[8] O DHC-6-série 400 Twin Otter design tem todo um melhor desempenho, ele inclui mais de energia, de espaço, e agora pode transportar até 4,280 libras de frete.[citação necessários]
Viking Ar também produz atualizado DHC-2 Castores equipado com motores Pratt & Whitney Canada PT6A-34 turbo-hélice motor chamado o DHC-2T Turbo Castor.
Em dezembro de 2008, Viking Ar manifestaram a sua intenção de colocar o DHC-5 Buffalo série de volta em produção no Canadá em sua casa uma fábrica no Norte de Saanich ou em Calgary, Alberta. A nova produção de Búfalos recursos Pratt & Whitney Canada PW150 turboélices, um "glass cockpit", de visão melhorada e visão noturna de óculos de proteção capacidade. A empresa tem a intenção de propor a aeronave como um substituto para a Royal Canadian Air Force frota existente DHC-5As.[9]
Remanufaturado pela Viking Ar, atualizado com um Pratt & Whitney Canada PT6A-34 680 hp (507 kW) motor turboélice.
Entregue pela primeira vez em julho de 2010, alimentado por dois motores Pratt & Whitney Canada PT6A-34 ou opcional PT6A-35 de Alta Performance, e disponível no padrão de pouso, em linha reta, anfíbio, esquis, esquis de rodas ou trem de pouso.
Proposta para reiniciar a produção de uma versão atualizada do cargueiro.