Johnny Wayne (28 de maio de 1918 - 18 de julho de 1990) e Frank Shuster (5 de setembro de 1916 - 13 de janeiro de 2002), conhecidos como Wayne and Shuster, formavam uma dupla de comediantes canadenses.
Wayne e Shuster se conheceram enquanto estudantes do ensino médio no Harbord Collegiate Institute, em Toronto, em 1930. Ambos estudaram na Universidade de Toronto, onde escreveram e atuaram para o teatro da universidade.[1] Em 1941 eles fizeram sua estréia na rádio CFRB, em seu próprio show, The Wife Preservers, no qual davam conselhos bem-humorados a uma família. Esta experiência levou a dupla a obter o seu próprio show de comédia na rede Canadian Broadcasting Corporation, intitulado Shuster e Wayne.
Em 1942 eles se alistaram no Exército canadense e entretiveram as tropas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial (mais tarde, fizeram o mesmo com as tropas envolvidas na Guerra da Coreia).[2] Em 1946 voltaram para o Canadá para criar o Wayne and Shuster Show para a Rádio CBC. Eles se apresentaram pela primeira vez nos Estados Unidos no The Ed Sullivan Show, em 1958, e retornaram ao programa outras 67 vezes ao longo de 11 anos.[1]
Wayne e Shuster recusaram muitas ofertas para mudar para os Estados Unidos, a dupla preferiu ficar em Toronto.[2]Foram os co-protagonistas de uma comédia da CBS, Holiday Lodge, que foi ao ar como uma atração de verão substituindo Jack Benny - um ator americano famoso da época.
Em 1965 a dupla fez uma série de seis documentários sobre comediantes como W. C. Fields e os Irmãos Marx, intitulado Wayne and Shuster Take an Affectionate Look At..., que foi ao ar pela CBS, no verão de 1966. (Esta, aliás, foi a última série em horário nobre na TV americana a estrear em preto e branco). A trilha sonora dos programas foi composta pelo compositor John Williams.
Em 1965, The Wayne & Shuster Hour levou um Silver Rose de Montreux no Festival de Televisão Rose d'Or.[2]
Depois de terem uma série semanal de televisão na década de 1950, começaram uma série mensal em 1960, Wayne & Shuster, que foi ao ar pela rede de televisão CBC. Esta continuou a ser transmitida até a década de 1980 quando foi considerada antiquada.
A comédia de Wayne e Shuster era uma combinação de comédia "inteligente" e "áspera". A dupla usava situações e personagens clássicos de Shakespeare em suas performances, como em sua primeira aparição no The Ed Sullivan Show, por exemplo, naquela ocasião foi realizada uma moderna investigação sobre o assassinato de Julius Caesar, tragédia de Shakespeare, em uma esquete intitulada Rinse the Blood off My Toga.[2]Na abertura do Festival de Stratford do Canadá, em 1958, eles criaram uma sátira com temática relacionada ao basebol envolvendo personagens de Hamlet e Macbeth. O duo tratava suas sátiras como os cantores tratam suas canções mais populares, realizando diferentes interpretações ao longo dos anos.
Um dos personagens de Wayne era o cientista naturalista chamado Waynegartner, uma derivação de seu nome de nascimento. A dupla, muitas vezes, baseava suas sátiras em acontecimentos contemporâneos, tendências e programas televisivos.
Wayne morreu em 1990. Após sua morte, o duo recebeu um Prêmio Gemini especial por sua contribuição para a televisão canadense. Em 1996, Frank recebeu um prêmio Margaret Collier Award pelo trabalho da dupla e foi eleito um membro da Ordem do Canadá. Shuster, que morreu em 2002, tentou uma carreira solo após a morte de Wayne, mas apareceu principalmente em uma série retrospectiva de Wayne e Shuster transmitida pela CBC no início dos anos 1990.
Shuster era primo de Joe Shuster, o co-criador do Superman.
Em 1999 o duo recebeu uma estrela na Calçada da Fama do Canadá.[3]