O álbum marca a primeira das três parcerias com o produtor Prince Paul, e se tornaria o disco mais aclamado e mais vendido de ambos. É constantemente citado nas listas dos "maiores álbuns" por críticos musicais e publicações.[1]Robert Christgau afirmou que "é um álbum de rap que nem você nem ninguém jamais ouviu."[2] Em 1998, o álbum foi selecionado como um dos 100 Melhores Álbuns de Rap pela revista The Source.[3]
Tanto sucesso de crítica como também comercial, o álbum contem as mais conhecidas canções do grupo como "Me Myself and I", "Buddy" e "Eye Know". Em 23 de Outubro de 2001, o álbum foi relançado acompanhado de um disco extra com raridades, Lados-B e versões alternativas. O título do álbum foi inspirado em um verso da canção de Johnny Cash, "Five Feet High and Rising".
As letras do álbum não são usuais para o seu tempo. Ao lado da exortação por paz e harmonia, muitas canções falam de assuntos diversos: ato sexual ("Jenifa Taught Me"), amor ("Eye Know") e insegurança quanto a própria aparência e a relação com a moda ("Can U Keep a Secret", "A Little Bit of Soap" e "Take It Off"). Com exceção de "Do As De La Does", há poucas letras com conteúdo mais pesado, em contraste com a maioria dos álbuns de hip-hop da época. Muitas letras são cheias e humor e nonsense, predecessoras em estilo de artistas como MF Doom e Busta Rhymes. Muitos ouvintes que comparavam o grupo aos hippies os criticavam pela inocência das letras, muitas relacionadas a questôes de complexos, como em "Tread Water", onde uma série de animais exortam o ouvinte a manter uma atitude positiva.
A primeira faixa, intitulada "Intro", é um skit dentro de um game show. Os competidores (personificados pelos membros do De La Soul junto com o produtor Prince Paul) devem responder perguntas feitas pelo apresentador (Al Watts), e suas tentativas em responder as questões aparecem em skits durante todo o álbum. A canção "Ghetto Thang" é uma das poucas não-positivas do álbum. Uma história triste de pobreza e outras questões sociais, embora o De La Soul seja de um subúrbio de classe média: Amityville, Nova Iorque em Long Island.
Foi listado na revista Rolling Stone 200 Discos Essenciais de Rock e na lista da revista The Source 100 Melhores Álbuns de Rap. Village Voice listou o disco em número 1 na enquete anual Pazz & Jop de 1989.
Na parada da Billboard, 3 Feet High and Rising atingiu #1 R&B/Hip hop e #24 no Top 200.
Quando a Tommy Boy Records relançou 3 Feet High and Rising em 23 de Outubro de 2001, a prensagem inicial incluía este CD bônus. Este CD contem lados-B, versões alternativas das faixas e skits que seriam incluídos em outros álbuns do De La Soul.
"Freedom of Speak (We Got Three Minutes)" – 2:59
"Strickly Dan Stuckie (Interlude)" – 0:42
"Jenifa (Taught Me)" (12" version) – 4:42
"Skip to My Loop (Interlude)" – 1:12
"Potholes in My Lawn" (12" version) – 3:46
"Me, Myself & I" (Oblapos Mode) – 3:31
"Ain't Hip to be Labeled a Hippie" – 1:50
"What's More (From the Soundtrack Hell on 1st Avenue) (Interlude)" – 2:05
Embora a ideia tenha sido rapidamente abandonada, o conceito original por trás do grupo era que Mase era um PA e Posdnuos e Dove eram os plugues de microfone, transmitindo mensagens de Marte. Esta é a origem dos apelidos de Posdnuos e Dove, Plug One e Plug Two, respectivamente.
O grupo The Turtles processou o De La Soul e a Tommy Boy alegando sampling sem autorização (foi feito um loop da canção original, diminuíram a velocidade e foi tocada de trás para frente) de "You Showed Me" na faixa "Transmitting Live from Mars".
O título 3 Feet High and Rising vem de uma canção de Johnny Cash chamada "Five Feet High and Rising" ("How high's the water, Mama?/It's three feet high and rising" - A água está quente, mamãe?/Está com três graus e subindo). Está canção foi sampleada no álbum. Alguns interpretaram o título como uma referência ao abuso de drogas; De La Soul não fez comentários sobre esta interpretação.
Os membros do grupo dizem que a única coisa que mudariam em 3 Feet High and Rising é a capa, porque as cores muito fortes e luminosas não combinam com seus rostos em preto e branco.