Bill Sienkiewicz | |
---|---|
Sienkiewicz na Big Apple Con, 2011.
| |
Nome completo | Boleslav William Felix Robert Sienkiewicz |
Nascimento | 3 de maio de 1958 (66 anos) Blakely, Pensilvânia, Estados Unidos |
Nacionalidade | americano |
Principais trabalhos |
|
Área | roteirista, desenhista, arte-finalista |
Website | http://www.billsienkiewiczart.com |
Boleslav William Felix Robert "Bill" Sienkiewicz (pronuncia-se sin-KEV-itch;[1] nascido em 3 de maio de 1958)[2] é um artista e escritor americano vencedor do Prêmio Eisner, conhecido por seus trabalhos nos quadrinhos, principalmente pelos títulos da Marvel Comics como Cavaleiro da Lua, Novos Mutantes e Elektra: Assassina. Sienkiewicz muitas vezes utiliza pintura a óleo, colagem, mimeógrafo, e outras técnicas geralmente incomuns em quadrinhos.
Sienkiewicz nasceu em 3 de maio de 1958, em Blakely, Pensilvânia.[2] Quando tinha cinco anos de idade, mudou-se com sua família para Hainesville, Nova Jersey, onde frequentou a escola primária e secundária.[3] Sienkiewicz começou a desenhar "quando [ele] tinha quatro ou cinco anos",[3] e continuou a fazer e a aprender sobre arte ao longo de sua infância. Suas primeiras influências nos quadrinhos incluem o Superman do artista Curt Swan, e o Quarteto Fantástico de Jack Kirby.[3]
Sienkiewicz frequentou a Newark School of Fine and Industrial Arts, em Newark, Nova Jersey.[2]
Após a escola de arte, ele mostrou um portfólio de seu trabalho para o diretor de arte da DC Comics Vince Colletta, que levou-o a entrar no ramo dos quadrinhos aos 19 anos de idade.[3] O artista lembrou que, em 1975, "Eles não tinham qualquer tipo de trabalho para mim, mas isso não me incomodava. Eu só percebi que se os quadrinhos não dessem certo eu teria feito publicidade ou ilustração. Vinnie chamou [renomado artista de quadrinhos e publicidade] Neal Adams, que me colocou em contato com [o editor-chefe da Marvel Comics] Jim Shooter. Logo depois eu estava desenhando Moon Knight, na revista do Hulk [em preto-e-branco] ".[3] Seu estilo de arte foi fortemente influenciado por Neal Adams.[4]
Sienkiewicz continuou como artista da série em cores dos quadrinhos do Cavaleiro da Lua, começando com a primeira edição (novembro de 1980). Quatro anos mais tarde, depois de uma temporada como artista do Quarteto Fantástico, ele se tornou o desenhista de Novos Mutantes, spin-off dos X-Men da Marvel começando com a edição nº 18 (de agosto de 1984), produzindo artes de capa e design de personagens. A partir deste período em diante, a arte de Sienkiewicz evoluiu para um estilo muito mais expressionista, e ele começou a fazer experiências com a pintura, a colagem, e materiais mistos. Ele ilustrou Novos Mutantes, a partir de 1984–1985.
Sienkiewicz produziu capas para uma variedade de títulos da Marvel, incluindo Rom, Dazzler, Mighty Thor, o Retorno de Jedi e Transformers, e desenhou a adaptação em quadrinhos de Duna.
O primeiro crédito de Sienkiewicz como roteirista foi para a história pintada "Slow Dancer", na Epic Illustrated em 1986. Sienkiewicz escreveu e ilustrou a minissérie Stray Toasters, de 1988, um trabalho idiossincrático publicado pela Epic Comics sobre um psicólogo criminoso investigando uma série de assassinatos.
Seu primeiro grande trabalho interior para a DC Comics foi contribuindo para Batman #400 (outubro de 1986).
Ele ilustrou a série limitada em oito edições de 1986–1987 Elektra: Assassina [5] e a graphic novel Demolidor: o Amor e a Guerra, ambas escritas por Frank Miller.[6] Após isso, ele colaborou com o escritor Andrew Helfer nas primeiras seis edições da série da DC Comics, The Shadow (O Sombra). Em 1988, ele contribuiu com a graphic novel Brought to Light com o escritor Alan Moore. Em 1990, Sienkiewicz e Moore publicaram as duas primeiras edições da série incompleta Big Numbers. Sienkiewicz pintou a adaptação do romance Moby Dick da coleção Classics Illustrated.
Em 2008 Sienkiewicz foi tema do documentário/entrevista produzido por Woodcrest Productions, The Creator Chronicles: Bill Sienkiewicz.[7]
Em 2007, Sienkiewicz desenhou 30 Dias de Noite: Além de Barrow. Em 2008, Sienkiewicz ilustrou uma história para a graphic novel The Nightmare Factory - Volume 2 . Nesse mesmo ano, ele arte-finalizou a série limitada Reign in Hell para a DC.[8] Em 2010-2012, ele fez a arte-final de vários números do projeto de Neal Adams Batman: Odyssey para a DC Comics.
Em outubro de 2012, Sienkiewicz em parceria com outros artistas de Klaus Janson e David W. Mack ilustrou a mini-série da Marvel Daredevil: End of Days. Sobre o contraste de estilos de arte, Sienkiewicz relatou que isso foi proposital, a fim de "dar uma quebra muito definida da "realidade cotidiana" que a arte de Klaus busca retratar, bem como a impressão de um flashback."
Em junho de 2014, Sienkiewicz foi o convidado de honra na Cerimônia de Premiação Inkwell Awards 2014, na HeroesCon em Charlotte, Carolina do Norte.[9][10]
Além de seu trabalho nos quadrinhos, Sienkiewicz também trabalhou em inúmeros outros meios de comunicação, especialmente na industria músical e de cartões colecionáveis. Seu trabalho tem sido publicado em revistas, incluindo a Entertainment Weekly e Spin Magazine. Em 1998, ele colaborou com o escritor Martin I. Green para produzir o livro infantil Santa, My Life and Times.
Em 1989, Sienkiewicz pintou a arte para o conjunto de cards "Friendly Dictators" publicado pelo Eclipse Comics que retratou vários líderes estrangeiros, como Mobutu Sese Seko, Ferdinand Marcos, e Anastasio Somoza Debayle.[11] Sienkiewicz ilustrou cartões para o jogo de cartas colecionáveis Magic: The Gathering .[12] Em 2004, Sienkiewicz contribuiuco a arte de cartões para VS System, um jogo de cartas colecionáveis publicado pela Upper Deck Entertainment.
Em 1995, Sienkiewicz ilustrado a biografia de Jimi Hendrix, Voodoo Child: The Illustrated Legend of Jimi Hendrix, por Martin I. Green. No ano seguinte, ele forneceu a arte do álbum de Bruce Cockburn The Charity of Night, e passou a oferecer capas dos álbuns do RZA Bobby Digital Estéreo (1998) e do EPMD, Business as Usual (1990).
Sienkiewicz também trabalhou no design de personagens para animação. Seu trabalho na série de televisão Where on Earth is Carmen Sandiego? recebeu duas indicações ao Prêmio Emmy em 1995 e 1996.
Em 2006, Sienkiewicz projetou o layout e arte para set de DVDs da prinmeira temporada de The Venture Bros.. Ele também desenvolveu a arte da capa para a terceira temporada em DVD e Blu-ray. Ainda em 2006, Sienkiewicz juntou-se a Neal Adams para criar arte para o ex-baixista do Pink Floyd, Roger Waters. A obra de arte foi utilizada como projeções de vídeo para apresentações ao vivo da canção de Waters "Leaving Beirut".
Durante o início da década de 1980 Sienkiewicz foi casado com Francis Ann Dawson, que trabalhou na equipe da Marvel como assistente administrativa do editor-chefe Jim Shooter, e, mais tarde, como como Gerente Administrativa de Licenciamento Internacional da Marvel.[16] Seu casamento terminou em divórcio em 1983.[17]
|título=
(ajuda)
|título=
(ajuda)
|título=
(ajuda)
|título=
(ajuda)
|título=
(ajuda)
|título=
(ajuda)
|título=
(ajuda)
|título=
(ajuda)