Fujiwara no Tadaie ( 藤原忠家,1033 - 1091?) , também conhecido como Mikohidari Tadaie, foi um membro da corte, estadista, político, poeta e calígrafo durante o Período Heian da história do Japão .
Tadaie foi o avô do poeta Fujiwara no Toshinari (1114-1204), que também era conhecido como Shunzei e bisavô de Fujiwara no Sadaie, que era conhecido como Fujiwara no Teika.
Exemplos de caligrafia atribuídos a Tadaie foram identificados diversas vezes pelo governo japonês como "Tesouro Nacional" , como "objeto de arte importante" e "propriedade cultural importante" [7]
↑Steven D Carter, "Householders : The Reizei Family in Japanese History" (em inglês) Harvard University Asia Center, 2007 p 374 ISBN 9780674024533 excerto, "Composto enquanto membros da Corte no Palácio apresentavam poesias sobre "Apreciando flores de cerejeira artificiais", na época do "Imperador Aposentado Go-Reizei "
↑William N. Porter"A Hundred Verses from Old Japan", (em inglês) Abela Publishing Ltd, 2009 pp. 143-144 ISBN 9781907256196 ;
excerto, "... [A] Dama de Honra na Corte do Imperador Goreizei ... era um dia longo e tedioso de trabalho na Corte, e, sentindo-se muito cansada e com sona, ela pediu a um servo um travesseiro; ... Tadaie, galantemente ofereceu-lhe o braço, pedindo que descansa-se a cabeça lá, e ela respondeu com este verso."
No século XIII, a principal linhagem do clã Fujiwara dividiu-se em cinco famílias ou casas: as famílias Kujō, Nijō e Ichijō (descendentes de Kanezane); e também as famílias Konoe e Takatsukasa (descendentes de Motozane).