Julio Alberto Carreras nasceu em San Pedro de Guasayán, uma localidade campesina da Província de Santiago del Estero, em 19 de agosto de 1949. Sendo seu pai Julio Carreras professor e poeta famoso, além de locutor na única rádio da província (Estado), este escritor adotaria para seus trabalhos literários o nome de Julio Carreras.
Além de El Malamor -livro de 28 contos usado como texto por colégios secundários no Norte Argentino-, Julio Carreras publicou os seguintes livros:
Outras obras deste autor: El Jinete Oscuro (novela, 1987), El alma en cada abrazo (novela, 1990), cuertos (cuentos cortos, 1995).
Este escritor escreveu e publicou numerosíssimos artigos em revistas e diários de toda América Latina, assim como a revista Mester (Graduados da Universidade de Los Angeles, USA) Berenice (Roma, Itália) e outras.
É autor de uma Historia dos Movimentos Revolucionários Argentinos, que toma ao nascimento, desenvolvimento e acontecimento da guerrilha argentina desde suas orígens, desde 1958 até a derrota definitiva, durante a ditadura militar (1976-1983).