Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Fevereiro de 2013) |
Os Kaiserjäger (it. Cacciatori Imperiali) austriacos foram uma repartição da infantaria ligeira do Exército Imperial Austríaco, recrutada nos territórios alpinos do Império Austro-húngaro, principalmente no Tirol, com regimentos divididos nos territórios do atual Tirol austríaco, da Província de Bolzano (Südtirol), da Província de Trento (Welschtirol) e da parte tirolesa da Província de Belluno (separada do Tirol em 1926).
A denominação Jäger ("caçadores" em alemão) deriva da particular fidelidade sempre manifestada pela população tirolesa à figura do imperador austríaco, considerados pelo soberano enquanto sua guarda de defesa pessoal.
Os Kaiserjäger não devem ser confundidos com os Schützen (Sìzzeri), atiradores voluntários tiroleses, organização paramilitar surgida no século XV com o decreto do Imperador Maximiliano de Habsburgo, a pedido do Principado Episcopal de Trento.
.
Os soldados Kaiserjäger combateram durante as guerras de Unificação Italiana (quando o Reino da Itália procurou anexar territórios austríacos) em 1849 e 1866 (quando a Áustria perdeu para a Itália o Reino Lombardo-Vêneto.
Os regimentos funcionaram até o final da Primeira Guerra Mundial (1918 - 1914), divididos em quatro regiões do Tirol.
Regimentos dos soldados Kaiserjäger
Ver também