Kelly Cheng

Kelly Cheng
Kelly Cheng
Kelly tenta bloquear a bola no Campeonato Mundial Universitário de Voleibol de Praia 2016
Voleibol
Nome completo Kelly Marie Claes Cheng
Modalidade Voleibol de praia
Nascimento 18 de setembro de 1995 (29 anos)
Fullerton, Estados Unidos
Nacionalidade norte-americana
Compleição Peso: 72 kg • Altura: 1,88 m
Clube Estados Unidos Voleibol de praia
Medalhas
Competidora dos  Estados Unidos
Campeonatos Mundiais
Ouro México 2023 Dupla
World Tour Finals
Ouro Doha 2022 Dupla
Campeonato Mundial Universitário de Vôlei de Praia
Ouro Pärnu 2016 Dupla
Campeonato Mundial de Vôlei de Praia Sub-21
Bronze Lárnaca 2014 Dupla
Campeonato Mundial de Vôlei de Praia Sub-19
Bronze Porto 2013 Dupla

Kelly Marie Claes Cheng (Fullerton, 18 de setembro de 1995) é ex-uma voleibolista indoor e atualmente jogadora de voleibol de praia estadunidense, que nas quadras atuou nas posições de oposto e levantadora e conquistou a medalha de ouro na edição do Campeonato Mundial Universitário de Vôlei de Praia de 2016 na Estônia e foi medalhista de bronze nas edições do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia Sub-19 em Portugal e no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia Sub-21 do Chipre.

A prática desportiva não era novidade na família de Kelly, filha de Paul e Quincy Claes, seu pai jogou beisebol de 1984 a 1985 em San Diego, irmã de Ben e Danny e Kristi, iniciou competindo no voleibol indoor (quadra), desde a fase escolar ao representar o El Dorado High School, localizado em Placentia, disputou muitas competições como levantadora e integrou em 2012 a seleção nacional na categoria infantojuvenil para os treinamentos da temporada; ainda defendeu por três anos Impact VC e por dois anos So-Cal Juniors VC[1].

Nas competições escolares de 2012 chegou a registra 39 pontos em uma única partida, foi nomeada atleta do primeiro time na primeira divisão do Campeonato da Federação Intersolarística da Califórnia (CIF-California Interscholastic Federation) e Orange County e Orange Register, conduzindo o time a final como oposto; conquistando o título do Campeonato da CIF em 2013 e do condado de Orange Register e do condado de Orange Country, como levantadora do El Dorado High School. Em 2013 pelo voleibol de praia formou dupla com Sara Hughes na conquista do Campeonato de Vôlei de Praia de Alto Rendimento e do Circuito de Vôlei de Praia Juvenil da USA Volleyball no Santa Monica Open e em 2014 foi premiada como melhor novata de vôlei de praia ´pela Volleyball Magazine Fab 50[1].

Conquistou a medalha de bronze ao lado de Sara Hughes na edição do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia Sub-19 de 2013 em Porto[2].Conquistaram juntas a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia Sub-21 de 2014 em Lárnaca[3] e ainda disputaram o Circuito NORCECA de Vôlei de Praia de 2014 sediado Boquerón (Cabo Rojo), em Porto Rico, e sagraram-se medalhistas de prata[4], Com Sara Hughes competiu no Circuito da AVP alcançaram o trigésimo terceiro lugar no Manhattan Beach Open[5].

Após concluir o colegial em 2014 ingressou na Universidade do Sul da Califórnia terminou sua primeira temporada com recorde individual com 34 vitórias e apenas sete derrotas, sendo trinta e três vitórias com sua parceira Alexa Strange, chegaram as quartas de final do Torneio da USC e nas semifinais do Rainbow Wahine Spring Challenge, a prata da USAV Beach Collegiate Challenge, sendo semifinalistas no Pac-12 Invitational, foi convidada para disputar o Campeonato de Duplas da Associação Americana de Treinadores de Voleibol (AVCA-American Volleyball Coaches Association) sendo eliminada nas oitavas de final e venceu 18 jogos[1].

E com a croata Dalida Vernier disputou o Circuito Austríaco de Vôlei de Praia de 2014 e terminaram na etapa de Wolfurt com a medalha de bronze[6].No ano seguinte, sua segunda temporada universitária pela USC esteve na seleção nacional da AVCA, foi campeã com Sara Hughes no Campeonato Nacional de Duplas, com 44 vitórias e apenas três derrotas, ficaram invictas com 19 vitórias competindo no Torneio da USC, Queen of the Beach Challenge Gold Bracket, USAV Beach Collegiate Challenge Gold Bracket e Pac-12 Invitational Gold, finalizando na vigésima quinta posição no torneio do AVCA, e sagraram-se em 2014 o Torneio EVP Winter Series realizado em Huntington Beach [1].

Participou do Circuito da AVP de 2015 com Sara Hughes na conquista do terceiro lugar no Nova Iorque Open[7]e a nona posição no Manhattan Open[8]e juntas ainda disputaram o Aberto de Long Beach pelo Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2015 e finalizaram na quadragésima primeira colocação[6]; e também competiram pelo Circuito NORCECA neste mesmo ano e alcançaram o bronze na etapa de North Bay (Ontário)[9] e foram campeãs na etapa de Varadero [10].

Em mais uma temporada pela USC marcou a invencibilidade de 36 vitórias perdendo apenas um set ao lado de Sara Hughes para ajudar as Mulheres de Tróia a fazer história como os primeiros campeões da primeira edição do Campeonato Nacional de Vôlei de Praia de 2016 da NCAA (National Collegiate Athletic Association) [1]e conquistaram a medalha de ouro no Campeonato Mundial Universitário de Vôlei de Praia de 2016 em Pärnu [11], pelo segundo ano consecutivo foi premiada pela AVCA, nomeado para o primeiro time no inaugural da Conferencia Pac -12, recebeu os prêmios do primeiro time pela DiG Magazine e pelo mesmo veículo da melhor jogadora nacional do ano, ganhou Pac-12, ganhou a coroa de ouro Aloha Invitational, os campeonatos de ouro do Invitational Hawai'i e o USAV Beach Collegiate Challenge, conquistou o Campeonato de Duplas da Pac-12 e foi nomeado nesta conferência a dupla do ano; e a temporada de 2017 foi sua última pela USC e atuou como capitã da equipe, sua última temporada pela USC foi em 2017[1].

Pelo Circuito da AVP (Associação de Vôlei Profissional Americana) ou AVP Pro Beach Tour de 2016 continuou atuando com Sara Hughes e alcançaram a terceira posição no Nova Iorque Open[12]e o vice-campeonato no San Francisco[13]; na temporada do Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2016 permaneceram juntas e terminaram na décima sétima colocação no Major Series de Klagenfurt e a nona colocação no Aberto de Long Beach[6]; e conquistaram os títulos nas etapas do Circuito NORCECA de Vôlei de Praia de 2016 em North Bay (Ontário)[14] e em Boquerón (Cabo Rojo)[15].

Em mais uma jornada esportiva com Sara Hughes, competiram juntas na edição do Circuito da AVP de 2017, obtendo o sétimo posto no Nova Iorque Open[16], o nono posto no Seattle Open[17], o terceiro lugar em Manhattan Beach Open[18] e o título no Chicago Open[19].

Deu início na temporada de 2017 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia ao lado de Kelly Reeves e terminaram na décima sétima posição no torneio categoria cinco estrelas de Fort Lauderdale, na sequência conquistou o título do Campeonato da USA Volleyball Collegiate de Vôlei de Praia de 2017 ao lado de Sara Hughes[6], depois competiram juntas no circuito mundial, terminando na quinta posição no quatro estrelas do Rio de Janeiro e no cinco estrelas de Porec, como também o décimo sétimo posto no torneio categoria três estrelas de Moscou e quatro estrelas de Olsztyn, obtendo o nono lugar no cinco estrelas de Gstaad e na edição do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia de 2017 em Viena; e ainda conquistaram a medalha de bronze no Long Beach Presidents Cup de 2017[6].

Nas competições de 2018 formou dupla com Brittany Hochevar e conquistaram o terceiro lugar no Nova Iorque Open correspondente Circuito da AVP[20], mesmo posto obtido em também no Seattle Open [21]e também do Hermosa Beach Open[22] e o vice-campeonato no Manhattan Open[23].

Iniciou com April Ross pelo Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2018 alcançando a décima sétima posição no torneio categoria três estrelas de Qinzhou, em seguida voltou atuar com Sara Hughes, finalizando nas nonas colocações no torneio quatro estrelas de Haia e cinco estrelas de Fort Lauderdale, e com Brittany Hochevar continuou nos demais torneios, sendo vice-campeãs no torneio categoria quatro estrelas de Xiamen, décima sétima posição no quatro estrelas de Huntington Beach, vigésima quinta colocação no quatro estrelas de Itapema, quarta posição no quatro estrelas de Warsaw, quinto posto no quatro estrelas de Espinho e a nona posição no torneio categoria cinco estrelas de Viena[6].

Ainda em 2018 formou dupla com Sarah Sponcil e finalizaram na terceira posição no torneio tres estrelas de Qinzhou, nona posição no quatro estrelas de Las Vegas em 2018 e vice-campeãs em quatro estrelas de Haia em 2019, quinta posição no quatro estrelas de Jinjiang, nona posição no quatro estrelas de Warsaw e Ostrava, também no cinco estrelas de Vienna, mesma posição no Campeonato Mundial em Hamburgo, além da trigésima terceira posição em Gstaad, obtiveram o vice-campeonato no quatro estrelas de Espinho, quinto lugar nos quatro estrelas de Moscou e Tóquio, nono lugar no Finals em Roma.

Ainda em 2019 juntas terminaram na nona posição no tres estrelas de Qinzhou e quinto em Chetumal. Competiram juntas em 2021, obtenco o quinto lugar em Katara, o trigésimo terceiro posto no quatro estrelas, I evento em Cancún, quinto lugares no II e III eventos, vencendo o quatro estrelas de Sochi e de Ostrava, finalizaram en nono no quatro estrelas de Gstaad.Pelo Ranking Mundial obtiveram a qualificação olímpica, superando Kerri Walsh e Brooke Sweat, e irão disputar os Jogos Olímpicos de Verão de 2020[24].

Títulos e resultados

[editar | editar código-fonte]

Premiações individuais

[editar | editar código-fonte]

[carece de fontes?]

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e f g «3- KELLY CLAES». USC (em inglês). 2017. Consultado em 28 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 28 de agosto de 2018 
  2. «U19 WORLD CHAMPIONSHIPS PORTO, PORTUGAL-10 - 14 JULY 2013-Women - Ranking / Main draw». FIVB (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2018 
  3. «U21 WORLD CHAMPIONSHIPS, LARNAKA 2014-23-27 JULY 2014-Women - Ranking / Main draw». FIVB (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2018 
  4. a b Beach Volleyball Database. «Women's NORCECA US$8,000 Norceca Beach Volleyball Circuit Boqueron September 19-21, 2014» (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 26 de agosto de 2018 
  5. Beach Volleyball Database. «Women's AVP $75,000 Manhattan Beach Open August 14-17, 2014» (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 26 de agosto de 2018 
  6. a b c d e f g h i j FIVB. «PLAYERS' DATABASE-Athlete's biography-Kelly Claes-Results» (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2018 
  7. a b Beach Volleyball Database. «Women's $75,000 AVP New York City Open July 16-19, 2015» (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 26 de agosto de 2018 
  8. Beach Volleyball Database. «Women's $100,000 AVP Manhattan Beach Open August 13-16, 2015» (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 26 de agosto de 2018 
  9. a b Beach Volleyball Database. «Women's NORCECA US$8,000 Norceca Beach Volleyball Circuit North Bay August 7-9, 2015» (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 26 de agosto de 2018 
  10. a b Beach Volleyball Database. «Women's NORCECA US$8,000 Norceca Beach Volleyball Circuit Cuba August 28-30, 2015 Varadero» (em inglês). Consultado em 26 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 26 de agosto de 2018 
  11. «Las españolas Lobato-Soria pelearán por el bronce en el Mundial Universitario de Voley Playa». Real Federación Española de Voleibol (em espanhol). 16 de julho de 2016. Consultado em 28 de agosto de 2018 
  12. a b Beach Volleyball Database. «Women's $75,000 AVP New York City Open June 16-19, 2016» (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 26 de agosto de 2018 
  13. a b Beach Volleyball Database. «Women's $75,000 AVP San Francisco Open June 23-26, 2016» (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 26 de agosto de 2018 
  14. a b Beach Volleyball Database. «Women's NORCECA US$8,000 Norceca Beach Volleyball Circuit Canada July 1-3, 2016 North Bay» (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 26 de agosto de 2018 
  15. a b Beach Volleyball Database. «Women's NORCECA US$8,000 Norceca Beach Volleyball Circuit Puerto Rico August 5-7, 2016 Boqueron» (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 26 de agosto de 2018 
  16. Beach Volleyball Database. «Women's AVP $87,500 New York City Open June 8-11, 2017» (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 26 de agosto de 2018 
  17. Beach Volleyball Database. «Women's AVP $75,000 Seattle Open June 22-25, 2017» (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 26 de agosto de 2018 
  18. a b Beach Volleyball Database. «Women's AVP $112,500 Manhattan Beach Open August 17-20, 2017» (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 26 de agosto de 2018 
  19. a b Beach Volleyball Database. «Women's AVP $112,500 Chicago Championships August 31-September 3, 2017» (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 26 de agosto de 2018 
  20. a b Beach Volleyball Database. «Women's $100,000 AVP Gold Series NYC June 7-10, 2018 New York, New York» (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 24 de agosto de 2018 
  21. a b Beach Volleyball Database. «Women's $75,000 AVP Seattle June 21-24, 2018» (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 28 de agosto de 2018 
  22. a b Beach Volleyball Database. «Women's $79,000 AVP Hermosa Beach July 26-29, 2018» (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 24 de agosto de 2018 
  23. a b Beach Volleyball Database. «Women's $125,000 AVP Gold Series Manhattan Beach August 16-19, 2018» (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 28 de agosto de 2018 
  24. Demétrio Vecchioli (2 de junho de 2021). «Algoz de brasileiras, Walsh fica fora de Tóquio no vôlei de praia». UOL (em potruguês). Consultado em 21 de julho de 2021