Pokémon Puzzle Challenge | |
---|---|
Capa da versão americana de Pokémon Puzzle Challenge. | |
Produtora(s) | Intelligent Systems |
Designer(s) | Nintendo |
Série | Pokémon |
Plataforma(s) | Game Boy Color |
Lançamento | 21 de Setembro de 2000 4 de Dezembro de 2000 15 de Junho de 2001 |
Gênero(s) | Puzzle |
Modos de jogo | Single Player |
Pokémon Puzzle Challenge (ポケモンでパネポン Pokemon Depanepon?) é um jogo da série Pokémon para Game Boy Color. É um Spin-off da série baseado no famoso Panel de Pon com personagens apenas do mundo Pokémon. Apresenta Pokémon de Pokémon Gold & Silver com puzzles na região de Johto.
"Pokémon Puzzle Challenge" foi anunciado pela primeira vez no webcast "Industry Review", do funcionário Peter Main, sob o título "Pokémon Attack", em 13 de janeiro de 2000.[1] Foi desenvolvido pela Intelligent Systems e publicado pela Nintendo. Seu nome foi alterado para Pokémon Puzzle League, similar ao videogame do Nintendo 64.[2] Foi finalmente lançado como Pokémon Puzzle Challenge.[3][4] O atraso foi explicado como sendo devido ao lançamento de Pokémon Gold e Silver, acreditando que eles seriam suficientes para apaziguar os fãs.[5] Um screensaver foi lançado pela Nintendo para promover o jogo.[6] O jogo foi lançado no Japão no dia 21 de setembro de 2000, no dia 4 de dezembro de 2000 na América do Norte e 15 de junho de 2001 nas regiões PAL.[carece de fontes]
Quando foi anunciado pela primeira vez, poucos detalhes foram revelados. Ao ouvir sobre isso, IGN teorizou que era uma versão americanizada de Puyo Puyo Sun com personagens Pokémon, similar a como Kirby's Avalanche foi uma localização de Puyo Puyo. Em uma prévia, IGN elogiou o Pokémon Puzzle Challenge por sua jogabilidade, chamando-os de "bons e simples para atrair jogadores de todas as idades e níveis".[5] Em outra prévia, eles comentam que essa ideia foi ótima para fazer as crianças" olharem ainda mais as imagens Pokémon por mais horas de fim".[5]
Desde o seu lançamento, Pokémon Puzzle Challenge recebeu uma recepção altamente positiva. Ele possui uma pontuação agregada de 90,20% no GameRankings, tornando-se o 10º melhor jogo Game Boy Color e o 300º melhor videogame no Game Rankings.[7] Nintendo Power deu-lhe uma pontuação perfeita, enquanto Electronic Gaming Monthly deu-lhe um nove de 10. "Nintendo Power" classificou-o como "melhor jogo de quebra-cabeça" e "melhor jogo de Pokémon". Em última análise, perdendo para Pokémon Puzzle League para a primeira categoria e Pokémon Gold e Silver na última.[8][9] Nintendo Power também listou Pokémon Puzzle Challenge como o 13º melhor videogame Game Boy / Game Boy Color.[10] Ben Reeves da Game Informer chamou como o 12º melhor jogo para Game Boy. Ele notou que superou Tetris Attack devido ao aumento do polimento do jogo.[11] Children's software & new media revue: Volume 9 chamou de "viciante", comentando que aqueles que não estavam interessados na série estariam bem, comentando que "tem pouca semelhança" com a franquia Pokémon .[12] Craig Harris, editor da IGN classificou o retorno da jogabilidade de Tetris Attack como "bem-vinda", comentando que era "tão divertido e viciante como sempre foi". No entanto, ele criticou a falta de um modo de edição de quebra-cabeça, um modo encontrado no jogo de contrapartida Nintendo 64 para o Pokémon Puzzle League. Ele concedeu o prêmio de Escolha do Editor.[13] Em uma retrospectiva de videogame em Pokémon, Lucas M. Thomas, editor da IGN, comentou que embora não tenha trazido nada de novo para o game Tetris Attack, ele está em uma "nova versão portátil colorida".[14] GamePro deu-lhe 4.5 estrelas em cinco, concedendo-lhe o seu prêmio Editor's Choice.[15] William Schiffmann de The Associated Press comentou que, embora não "rompa um novo patamar" e o tema "Pokémon" constitui um "truque de vendas", os fãs de "Tetris" "iriam gostar".[16]
Aqui, não há um fim, exceto quando a linha de blocos chega à última coluna. A velocidade vai aumentando assim que o jogador prossegue, podendo chegar até o Level 99.
Se o jogador marcar mais de 10.000 pontos, vai aparecer os "chains" e "combos". Se o jogador marcar mais de 30.000 pontos, os créditos do jogo aparecerão. E, se marcar mais de 50 mil pontos, um secreto vai aparecer.
Aqui, haverá uma luta contra os Líderes de Ginásio. No modo Easy, o último oponente é Clair. No modo Normal, o último oponente é Karen. No modo Hard, o último oponente é Lance.
Também é possível destrancar os modos Super Hard e Intense.
Há vários Hidden Pokémon: Marill, Pikachu, Togepi, Sentret, Bellossom e Pichu.
Excepcionalmente nesse modo, há um Shock Block, marcado com um ponto de exclamação.
Aqui, o jogador deve marcar a maior pontuação possível em 2 minutos.
Aqui, o jogador deve chegar até a linha de conclusão da fase. Há 6 rounds com 5 fases cada. Após 3 rounds, há uma fase especial, onde o jogador não é obrigado a vencer para prosseguir. No final, há uma fase final semelhante à especial.
Aqui, os jogadores têm que desvendar os puzzles em até 4 movimentos. Os puzzles vão ficando mais difíceis assim que o jogador vai prosseguindo.
Há um total de 6 rounds com 10 fases cada. Também há um Round Bônus após encerrar todos, com 3 fases.
Após prosseguir, há ainda um "Star Round", com puzzles mais desafiadores. Os tipos seguem as mesmas regras: Bellossom, Magby, Sentret, Pichu, Marill, Cleffa e Pikachu.
Semelhante ao Marathon. A diferença é que blocos vão caindo, e vai aumentando assim que o jogador vai prosseguindo.
Há 3 modos no sistema de 2 jogadores: Challenge, Time Zone e Line Clear.