Saekano: How to Raise a Boring Girlfriend (冴えない彼女の育てかた,Saenai Hiroin no Sodatekata?, lit. "Como Criar uma Namorada Chata") também conhecida na forma abreviada Saekano (冴 え カ ノ)[2], é uma série de light novels japonesas de Fumiaki Maruto, com ilustrações de Kurehito Misaki. Fujimi Shobo publicou treze volumes entre julho de 2012 e outubro de 2017 sob a sua marca Fujimi Fantasia Bunko.
Saekano recebeu uma adaptação de mangá, além de duas adaptações de mangá spin-off. Uma adaptação da série em anime para a TV pela A-1 Pictures foi ao ar entre 9 de janeiro e 27 de março de 2015 no bloco noitaminA da Fuji TV, licenciado pela Aniplex of America. Uma segunda temporada foi ao ar de 6 de abril de 2017 a 23 de junho de 2017 e foi transmitida exclusivamente no Amazon Video. Um filme de animação, intitulado Saekano the Movie: Final, foi produzido pela CloverWorks e estreou em 26 de outubro de 2019.
Tomoya Aki, um adolescente que trabalha meio período para financiar seu estilo de vida otaku (animes, jogos de namoro, light novels e produtos parecidos) encontra uma garota bonita um dia, durante as férias de primavera. Um mês depois, ele descobre que a garota é sua colega de turma, Megumi Kato, que é quase imperceptível para seus colegas de classe. Na esperança de criar um jogo visual novel, ele se volta para as belezas da escola Eriri Spencer Sawamura, pelo design da arte, e Utaha Kasumigaoka, pelo cenário do jogo. Tomoya então recruta Megumi para estrelar a "heroína" (o interesse amoroso do personagem principal) de seu jogo, formando assim a equipe de desenvolvimento "Blessing Software", na qual os três alunos mais renomados da escola (Tomoya, Eriri e Utaha) trabalham em uma das menos visíveis (Megumi). A série segue suas aventuras no desenvolvimento do jogo e seus planos de vendê-lo na convenção Comiket, bem como os envolvimentos emocionais entre a equipe.
Os personagens principais são membros de um grupo dedōjinchamado Blessing Software. Seu objetivo é produzir um romance visual cuja heroína principal é modelada em Megumi.
Tomoya é o personagem principal da série. Ele é um aluno da classe 2B da Academia Toyogasaki. Comootaku, ele gosta de ler mangás e light novel, assistir a animes e jogar bishōjo. Com sua amiga de infância Eriri e a escritora estudante Utaha, ele inicia um projeto de visual novel onde recruta Megumi Kato. Atua como produtor, diretor e programador do Blessing Software, além de gerenciar a banda de Michiru, "Icy Tail".[3]
Megumi é a colega de classe de Tomoya e a personagem-título, que apesar de ser muito bonita, é tão comum que não se destaca na classe. Ela sabe pouco sobre a cultura otaku, mas nunca mantém Tomoya à distância. Sua atitude em relação a Tomoya é frequentemente descrita como a de uma pessoa comum, mas ela é muito próxima dele.[3]
Ela é a inspiração e o modelo de trabalho para Meguri, uma das principais heroínas do jogo da Blessing Software. Mais tarde, ela também começa a aprender e a ajudar na programação. Ela deixa seu cabelo crescer, mas corta-o para um penteado curto no final da série.
A melhor amiga de infância de Tomoya, aluna da turma 2G e a pintora mais promissora do clube de arte. Nascida de pai britânico e mãe japonesa, ela tem cabelos loiros com penteados com dois rabos de cavalo. Ela é muito popular na escola, atuando como uma dama refinada, mas abriga um estilo de vida secreto otaku de jogar videogame compartilhado com Tomoya e criar mangás com tema adulto sob o pseudônimo Eri Kashiwagi (柏木 エ リ,Kashiwagi Eri?)[3] em um grupo chamado "Egoistic-Lily". Aki a recruta para ser a ilustradora do jogo Blessing Software. Seu amigo de infância a descreve como uma beleza espantosa, mas, ao descascar sua personalidade superficial, ela tem uma natureza cruel, sádica, apaixonada e animalesca. Ela na verdade tem uma queda por Tomoya desde a infância.
Utaha é uma aluna da turma 3C e uma jovem romancista emergente sob o pseudônimo de Utako Kasumi (霞 詩 子,Kasumi Utako?). Sua primeira light novel, Koisuru Metronome, foi publicada pela marca Fushikawa Fantastic Bunko e vendeu mais de 500.000 cópias. Ela é inteligência e bela, além de a aluna mais brilhante da escola. A maioria dos alunos a admira. Tomoya descreve-a como tendo longos cabelos negros com uma natureza inexpressiva e tranquila, que aparenta beleza, mas abriga uma língua afiada e crítica.[3] Ela chama Tomoya de Rinri-kun(倫理 君), traduzida para o português como "Sr. Ético", depois que ele categoricamente rejeitou a sugestão de que ele lesse o último volume de Koisuru Metronome antes de ser publicado. Ela desenvolve sentimentos por ele à medida que a série avança. Ela é responsável por escrever o cenário para o jogo da Blessing Software. Ela compartilhou com Aki seu primeiro beijo e disse que só quer morar junto dele no futuro e dar sua vida a ele.
Izumi é uma aluna da classe 3A da Honoda Junior High School e dois anos mais nova que Tomoya.[4] Ela é uma otaku membra do círculo de dōjin Fancy Wave (ファンシーウェーブ,Fanshī Wēbu?).[3] Foi através da influência de Tomoya que ela se interessou pela cultura otaku. Ela é profundamente grata a ele por isso. Ela adorou Little Love Rhapsody (リトルラブ・ラプソディ,Ritoru Rabu Rapusodī,?, "ラ プ ソ デ ィ" (rapusodi) é pronunciado como "ラ プ ソ デ ィ" em japonês (rapusod).), uma série otome de video game lançada pelo Sonar (uma paródia da Sony),[3] desde que Aki comprou seu Little Love Rhapsody 2 e um console PlayStation Portable em seu aniversário. Existe uma rivalidade entre Eriri e Izumi, o que levou Izumi a decidir competir com Eriri na próximo Comiket de Inverno. Hashima decidiu ser a ilustradora do círculo dōjin de seu irmão Iori, "Rouge en rouge".
Michiru é prima de Tomoya. Ela é uma aluna da turma 3, no segundo ano da escola secundária de meninas de Tsubaki.[4] Ela é uma garota muito versátil, exceto por seu fraco desempenho na escola. Ela é boa em quase tudo e não se apega a nada por muito tempo, mas está absorvida em cantar suas músicas favoritas e tocar violão na banda "Icy Tail" pelo último ano.[3] Michiru tinha um preconceito contra a cultura otaku e não estava feliz por Tomoya ser um, até seus colegas de banda revelarem que eram todos otaku. Michiru compõe a música para o jogo Blessing Software.
Um famoso círculo de dōjin que planeja lançar o jogo Towa to Setsuna no Évangile (永遠と刹那のエヴァンジル,Towa to Setsuna no Ebanjiru?) com ilustrações de Izumi para o próximo Winter Comiket. Seus membros incluem Iori Hashima (波 島 伊 織,Hashima Iori?) (Dublado por: Tetsuya Kakihara (Japão);), que é irmão de Izumi e representante do círculo, e Akane Kosaka (Ō 坂 朱 音,Kōsaka Akane?)Dublado por: Hitomi Nabatame (Japão);, o mangaká e fundador do grupo.
Uma empresa editora famosa que tem sua própria marca de publicação de light novels, a Fushikawa Fantastic Bunko (不死川ファンタスティック文庫,Fushikawa Fantastic Bunko?). Sonoko Machida (町田 苑子,Machida Sonoko?) (Dublado por: Houko Kuwashima (Japão);), é uma das editoras da Fushikawa Shoten e a editora de Utaha.
Uma girl band composta principalmente por entusiastas da cultura otaku. Seus membros incluem Michiru Hyodo na guitarra; Tokino Himekawa (姫川 時乃,Himekawa Tokino?), uma garota que também toca violão (dublada por Eri Suzuki); Echika Mizuhara (水原 叡智佳,Mizuhara Echika?) no baixo (dublada por Rui Tanabe) e Ranko Morioka (森丘 藍子,Morioka Ranko?) na bateria (dublado por You Daichi) O nome da banda é um trocadilho com a palavra japonesa eu te amo (愛してる, aishiteru?).
Cherry Blessing (cherry blessing 〜巡る恵みの物語〜,Cherī Buresshingu - Meguru Megumi no Monogatari?, lit.. Cherry Blessing: a história de reencarnação de uma bênção ) é o nome da visual novel que o grupo Blessing Software desenvolve.
Soma é o bisavô de Seiji. Ele herdou a capacidade sobrenatural de lembrar o que seus ancestrais experimentaram e, portanto, ele tem lembranças vívidas de seus ancestrais distantes.
Meguri é uma das duas heroínas principais. Ela é colega de classe de Seiji. Kano é uma reencarnação de Ruri e tem vagas lembranças de seus ancestrais. Ela é modelada em Megumi.
Ruri é uma das duas heroínas principais e bisavó de Meguri. Ela é irmã de Soma e sua noiva. Ruri o ama profundamente. Ela herdou a capacidade sobrenatural de lembrar o que seus antepassados experimentaram e, portanto, ela tem lembranças vívidas de antepassados distantes dela. Sua personalidade é modelada na Utaha.
O primeiro volume da light novel foi publicado pela Fujimi Shobo sob sua marca Fujimi Fantasia Bunko em 20 de julho de 2012. Em outubro de 2017, 13 volumes e uma coleção de histórias curtas foram publicados. No décimo segundo volume, Maruto anunciou que a série terminaria no décimo terceiro volume, lançado em 20 de outubro de 2017.[5]
Uma adaptação de mangá com arte de Takeshi Moriki foi serializada de 9 de janeiro de 2013 a 20 de outubro de 2017 na revista shōnen de mangás de Fujimi Shobo, Monthly Dragon Age. Foi publicado em oito volumes tankōbon entre agosto de 2013 e novembro de 2016.[6] Também foi publicado em inglês pela Yen Press entre janeiro de 2016 e dezembro de 2017.[7] Um mangá derivado intitulado Saenai Heroine no Sodatekata: Egoistic-Lily com arte de Niito foi serializado de 4 de fevereiro de 2013 a 2 de maio de 2014 na revista de mangá Seinen da Kadokawa Shoten, Young Ace. Foi publicado em três volumes tankōbon. Outro mangá spin-off intitulado Saenai Heroine no Sodatekata: Metronome Koisuru com arte de Sabu Musha foi serializado de 24 de agosto de 2013 a 25 de abril de 2018 na revista de mangá seinen da Square Enix, Big Gangan. Foi publicado em dez volumes tankōbon.
Uma adaptação para anime da série light novel foi anunciada em março de 2014 para estrear no bloco Noitamina da Fuji TV em janeiro de 2015.[8] O anime foi produzido pela A-1 Pictures e dirigido por Kanta Kamei, com scripts escritos pelo criador da série Fumiaki Maruto,design de personagens de Tomoaki Takase e música de Hajime Hyakkoku.[9] A música-tema da abertura do anime foi "Kimiiro Signal" (君色シグナル,Kimiiro Shigunaru?) da Luna Haruna, enquanto a música do encerramento foi "Colorful." (カラフル。,Karafuru.?) por Miku Sawai. A série começou a ser exibida em 9 de janeiro de 2015 e terminou em 27 de março de 2015, com um total de 13 episódios.[10] A primeira temporada foi licenciada para a América do Norte pela Aniplex of America. E pela Crunchyroll no Brasil.[11]
Uma segunda temporada da série de anime, intitulada Saekano: How to Raise a Boring Girlfriend Flat (冴えない彼女の育てかた♭,Saenai Hiroin no Sodatekata Furatto?), foi anunciada em 3 de maio de 2015[12], com a equipe principal e o elenco voltando da temporada anterior para reprisar seus papéis.[13] Foi ao ar no bloco Noitamina, da Fuji TV, de 13 de abril de 2017 a 23 de junho de 2017, sendo exibido por 12 episódios[14][15], com o episódio 0 transmitido somente na web em 5 de abril de 2017. A música-tema da abertura da segunda temporada é "Stella Breeze" (ステラブリーズ,Sutera Burīzu?) de Luna Haruna[16], enquanto a música-tema do encerramento é "Pink Diary" (桜色ダイアリー,Sakurairo Daiarī?) para os episódios 0 a 10 e "Youth Prologue" (青春プロローグ,Seishun Prologue?) para o episódio 11, ambos por Moso Calibration.[17] A segunda temporada foi transmitida exclusivamente no Amazon Video.[18]
Um filme do anime foi anunciado no evento "Saekano: How to Raise a Boring Girlfriend Fes. flat -glistening moment-" em 3 de dezembro de 2017.[19] O novo filme, intitulado Saekano o Filme: Final (冴えない彼女の育てかた Fine,Saenai Hiroin no Sodatekata Fīne?), foi produzido pela CloverWorks e dirigido por Akihisa Shibata, com Kanta Kamei atuando como diretor-chefe. O restante da equipe principal e o elenco da série de anime, que voltaram a reprisar seus papéis. Estreou no Japão em 26 de outubro de 2019.[20] A música tema "glory days" foi cantada por Luna Haruna, com Miku Sawai compondo.[21][22]
Uma visual novel de PlayStation Vita baseada no anime, intitulado Saenai Heroine no Sodatekata: -blessing flowers-, foi lançado em 30 de abril de 2015. Uma edição limitada com um CD da trilha sonora original e um pôster em tecido do tamanho B2 vendido por 8.800 ienes (aproximadamente US $ 74), uma edição regular por 6.800 ienes (cerca de R$370) e uma edição para download por 6.000 ienes (cerca de R$328). As primeiras cópias de todas as edições incluíram um código de download para um tema personalizado original do PS Vita. O jogo utiliza o software Live2D, que move os personagens com CGI, mas mantém a aparência bidimensional.[23]
Notas
↑O sobrenome de Yoshihiko 上 郷" pode ser lido Kamigō ou Kamisato. Não está claro qual leitura é correta para ele. Kamisato é indicado no primeiro volume e Kamigō é indicado no volume cinco.